Bom, tudo começou com a reforma protestante de Lutero por no século 16, que lutava contra a ortodoxia da igreja católica medieval. E ele fez muito bem ao popularizar o cristianismo, pregar uma livre interpretação da bíblia e traduzí-la para facilitar seu acesso. Ele não fez tudo sozinho, claro. A reforma protestante durou muito tempo e teve muito importantes participantes. E quando o protestantismo chegou aqui no Brasil lá pelo século 18, as primeiras igrejas protestantes começaram a ser fundadas.
Existem muitas ramificações de igrejas protestantes hoje, mas a grande maioria delas se denomina ou é inevitavelmente denominada de igreja evangélica. A igreja evangélica de hoje é o resultado de anos de conhecimento acumulado sobre psicologia, economia e administração. Como a idéia central do protestantismo é interpretar a bíblia livremente e tirar as pessoas das prisões que são os dogmas católicos as igrejas evangélicas de hoje são o resultado de um complexo processo evolutivo em que todo o tipo de estratégia para conseguir novos membros e mantê-los na igreja é minunciosamente analisada, trabalhada e incorporada ás pregações, ritos e todo o funcionamento da igreja.
Algumas igerjas são mais invasivas no seu processo de aquisição de novos membros, instruem seus fiéis á recrutar o maior número de pessoas para uma nova fé. Veja a seguir um exemplo de tática de vendas usado por várias empresas:
1. Seja educado e cordial com o cliente na hora de vender o produto. Não discuta nem contra-argumente. Ele tem que ver em você uma figura amigável e que está alí para fazer a vida dele melhor através de seu produto.
"Oi, legal seu colar/camisa/cachorro/penteado....etc, meu nome é fulano, qual o seu? (com um enorme sorriso no rosto)."
2. Mostre as vantagens do produto (nunca fale nas desvantagens), mas nunca critique diretamente a concorrência, pois passa a impressão de que você precisa ressaltar as falhas dos outros para parecer melhor. Se o cliente citar a concorrência ou uma vantagem oferecida por ela, seja tolerante e compreensivo, e volte a falar das vantagens oferecidas pelo SEU produto (desvie a atenção dele de qualquer coisa que não seja o SEU produto.)
"Vai ter gincana, show de banda e atividades do grupo jovem. Aparece lá..."
3. Deixe o cliente falar e expressar sua opinião, as pessoas gostam de ser ouvidas. Ouça e sempre que possível concorde, mostrando que a opinião dele é importante e está de acordo com a sua, criando empatia.(o que aumenta suas chances de venda).
"-Mas eu não gosto de ficar parado rezando e tals...
-Com certeza, eu também não, se não quiser rezar não precisa..."
4. Quanto mais envolvido o cliente estiver antes da hora da venda definitiva, melhor. Crie toda uma atmosfera de vantagens e atice a curiosidade dele através da boa propaganda. Existem muitos estágios entre o encontro com o cliente até a venda, trabalhe cada um deles.
Qualquer semelhança não é mera coincidência. A igreja evangélica é uma igreja moderna, que pegou os conceitos do cristianismo e aplicou á um mundo moderno, que extendeu seus braços aos mais variados tipos de clientela. Claro que muitas vezes isso é feito com a honesta sensação de altruísmo, sem a pretensão de se ganhar dinheiro. Muitas pessoas realmente ACREDITAM que estão fazendo um bem á humanidade através dessa abordagem de conversão.
O ser humano sempre precisou de conforto, é preciso ter muito sangue frio para não se apoiar em consolos espirituais, a grande maioria das pessoas simplesmente tem medo de pensar que não há nada depois da morte, e elas não estão erradas, é natural ter esse medo, nossos cérebros foram programados para ter esse medo.
Mas nossos cérebros também foram programados para a poligamia e caça de animais, mas não é por isso que vamos deixar que qualquer tipo de indústria ou instituição tire vantagem de nossas pré-disposições biológicas certo?
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