1. Negação: Á princípio não queremos enxergar o problema, desviamos o olhar e nos negamos á reconhecer sua existência, mentimos para nós mesmos dizendo qeu está tudo certo, tentamos maquiar a verdade e escondê-la no fundo da mente para ver se ali ela não incomoda ninguém. Distorcemos nosso ponto de vista de forma á tentar nos adaptar á ela. Muitas pessoas vivem em negação, mas as que saem dela, logo vão para:
2.Raiva: Ao perceber que maquiar a verdade não vai dar certo, você se enfurece. Percebe o quão inconveniente é aquela situação, o quão ridícula foi sua tentativa de ignorá-la e começa sentir ódio pelo fato de que você não está encontrando nenhuma solução, chegando até a pensar que praguejar e reclamar são coisas que vão fazer você se sentir melhor, você simplesmente evidencia o problema mais ainda, enfatizando o quão infeliz você está com ele. Tem gente qeu para por aí, os eternos reclamões, mas tem gente que passa para a:
3.Barganha: Quando a raiva passa, você começa a se preocupar com o problema de tal maneira que tenta fazer de tudo para resolvê-lo, qualquer medida desesperada será tomada nesse estágio, pois você estará aceitando o fato de que não pode bater de frente com o problema. A verdade inconveniente vai aos poucos ganhando espaço o suficiente para você começar a sacrificar mais do que você estaria disposto só para não ter de encará-la. Esse é o estágio da auto-humilhação, aquele que suas fraquezas serão reveladas pelas suas tentativas de escondê-las. Não é possível ficar nesse estágio por muito tempo, ou a pessoa regride para a raiva, ou avança para a:
4. Depressão: Você desiste de lutar e de barganhar e se vê derrotado. A verdade, por mais dura que seja, é imutável. O problema, apesar de ser aborrecedor, está além da sua alçada. Você se entristece porque tentou de tudo, fez de tudo e nada adiantou, você se vê num beco sem saída onde só lhe resta lamentar e chorar sua imotência diante de uma situação injusta. E você pagaria qualquer preço, mas a solução não está a venda, não há fuga e nem atalhos. Tudo o que você pode fazer é chorar seu infortúnio. Mas depois de muito chorar, alguams pessoas acabam chegando finalmente á...
5. Aceitação: O que não tem solução, solucionado está! Já que você não pode fazer nada a respeito, o melhor a fazer é seguir sua vida e se acostumar. Depois de derramar lágrimas e mais lágrimas você finalmente cansa de chorar e começa a se acostumar com a verdade, você começa a relmente se sentir menos incomodado com ela. O problema vai perdendo importância até que vira um mero coadjuvante na sua vida. Você se levanta e anda normalmente com ele ali jogado no plano de fundo. A aceitação é o estágio da paz, a parte onde você finalmente entra em harimonia com aquilo que não tem poder para mudar ou destruir, aceitar é evoluir, é se tornar mais flexível e livre, é dar um fim ao stress e á uma luta por uma causa perdida.
Depois que se sai do estágio 1 é impossível voltar para ele novamente, a pessoa pode até tentar mas vai passar novamente para o 2 numa questão de tempo. A maioria dos ciclos viciosos são feitos nos estãgios 2-3, normalmente o 4 é estacionário. Mas o 5 dita o fim do sofrimento, é ele que põe fim á dor, pois o primeiro passo para vivermos com as pessoas é aceitá-las como elas são.
Nenhum comentário:
Postar um comentário