Procurando algo específico?

Sobre ego


"O ego é o pior dos trapaceiros que podemos imaginar, pois não o vemos." - Dr Dattilo, Psicoterapeuta P.h.D.

"E a segunda maior trapaça é: eu sou você." - Dr. Steven Bayey, Psicólogo Ph.D.

"O problema é que o ego se esconde onde você menos espera."- Dr. Peter Fannagy, psicólogo P.h.D.

"Ele disfarça os pensamentos e sentimentos dele como sendo seus, e você pensa que é você. As pessoas não sabem que estão aprisionadas, não sabem que há um ego, desconhecem a diferença." - Leonard Jacobson, escritor

"A necessidade das pessoas de proteger o  próprio ego não tem fronteiras, elas mentem, enganam, roubam, matam, fazem o que for preciso para manter o que chamamos de fronteiras do ego." - Andrew Samuels, psicólogo analítico P.h.D.

"É muito difícil para a mente aceitar que há algo além dela mesma, algo de maior valor e maior capacidade de discernir a verdade em si." - David Hawkins, psiquiatra P.h.D.


A maior das barreiras para o equilíbrio interno e externo. A raíz de todos os males da história da humanidade. O freio da evolução humana. O ego.

Não estou exagerando, ego é algo inacreditavelmente poderoso, e que infecta a todos nós. E não é um produto da "socieadde capitalista" ou do "pensamento moderno utilitário". É da natureza humana, nascemos com ele. Claro que parte do ego provém da maneira como somos obrigados a levar a vida. Mas em suas formas mais sutis, percebe-se que o ego é tão natural no ser humano quanto seus instintos de sobrevivência.

O ego se relfete na consciência humana principalmente em forma de egoísmo. A necessidade de satisfação pessoal. Mas até um certo ponto, dar importância aos próprios interesses é bom, te mantém vivo e saudável. O problema é apenas o tamanho da prioridade que se dá a si mesmo, assim como tudo na vida, quando há excessos, ha danos. Mas o ego não para por aí, há também outro "filho" do ego que é muito perigoso: o orgulho.

O orgulho nasce da auto imagem enganosa que o ego constrói para nós, feita a partir de uma combinação de muitos fatores, como por exemplo: modelos e parâmetros da sociedade, exigência dos pais, opinião alheia, etc. Esta imagem é extremamente sensível. Se for atacada ou ameaçada, nos sentimos atacados e ameaçados também. Se uma pessoa construiu a imagem de que é razoavelmente bonita, atraente e desejável, no momento em que for rejeitada por alguém, isto atacará a imgem que ela tem dela mesma, automaticamente ela se sentirá desprezada, "se essa pessoa não me quer, significa que não sou bom o suficiente, ou ha outros melhores que eu."

O ego muitas vezes disfarça essa sensação de inferioridade e joga a culpa de uma rejeição naquele que rejeita. É o velho: "Você não sabe o que está perdendo" ou "Aquela pessoa não era boa para você mesmo". Com isso o ego supre sua necessidade de superioridade e a auto-imagem não fica tão danificada, afinal, você é superior, o outro é que nã ochegou ao seu nível. É perigosamente confortável pensar assim.

Os ataques e ameaças á nossa auto-imagem são constantes e podem ser extremamente subjetivos. Ser exposto ao ridículo, passar vergonha, ser rejeitado, ser comparado á alguém supostamente superior, ser subestimado, ser acusado, etc.

A necessidade de manter nossa auto imagem e prová-la constantemente é o orgulho. O orgulho é a necessidade de afirmação da auto-imagem. E o esforço que despreendemos para, periodicamente, mantê-la, é extremamente grande.

Outra das características do ego é que ele gera uma constante necessidade de aprovação externa. A pessoa precisa ser reconhecida por tudo de bom que faz, por todas as realizações que conquista. Ela chega a criar uma ilusão de que os outros tem a obrigação de dar esse reconhecimento. Muito do que nos motiva na vida vem da necessidade de aprovação externa. Incluindo relacionamentos.

Da mesma maneira que o ego quer ser reconhecido por realizações, quer ser perdoado pelas faltas. Quando se comete algo errado e se tem consciência disso, a defesa do ego é sempre apontar as faltas da pessoas que critica, ou falar de forças externas que o levaram a cometer tal ato. Não há humildade no ego para simplesmente admitir o erro.

A necessidade de receber carinho, atenção, ser mimado, ser valorizado é talvez a marca mais forte que o ego imprime em nossas mentes. Essa necessidade é meio que "irmã" da necessidade de aprovação externa. pois ela está diretamente relacionada áquilo que a pessoa acha que merece receber sentimentalmente. E essa expectativa está diretamente ligada á auto-imagem. Pessoas com uam auto-imagem muito inflada, se acharão merecedoras de muitos mimos, atenção e favores. Já pessoas com auto-estima baixa, não se acham merecedoras.

Observando todas essas características percebemos que no ego, você tem muito menos poder sobre sua vida e seus sentimentos do que as outras pessoas. Ele se baseia sempre no externo, sempre naquilo que os outros dizem, que os outros pensam, que os outros fazem, que os outros esperam de você. Quanto mais poder o ego tem, mais poder se transfere para as mãos alheias.

Por isso que seus opostos são o altruísmo e a humildade. Pois eles se baseiam na libertação de parâmetros externos e ausência de orgulho. Aquele que é liberto do ego detêm a verdadeira liberdade. Ele é o senhor de seus pensamentos e sentimentos. Ele, e apenas ele possui a chave para sua mente e coração, ninguém de fora pode afetar-lhe. Simplesmente porque ele sabe que o ego é uma ilusão enganosa.

Mas acredito que não haja muitas pessoas livres do ego no mundo hoje, a maioria delas aceita muitos traços dele como naturais do ser humano e não se esforça para mudar. Mas ainda ha pessoas com consciência dos males do ego, e vivem num processo de auto-aperfeiçoamento constante.