Procurando algo específico?

Sobre Espiritualidade



Apesar de ser praticamente Ateu, sempre fui fascinado por todo e qualquer tipo de assunto ou teoria que envolvesse espiritualidade. E desde pequeno fui reciclando e expandindo minhas teorias sobre vida após a morte, origem do universo e outros assuntos que a ciência ainda não pode esclarecer totalmente, apenas teorizar.

Bem, não discuto com a ciência nas questões que ela já provou, mas teorizar sobre assuntos ainda não esclarecidos todo mundo pode. As minhas teorias são um tanto quanto abrangentes, então vou tentar simplificar alguns conceitos:
Todos somos um

Em um nível mais sutil de energia, todos nós somos feitos basicamente do mesmo tipo de partículas ou moléculas sub-atômicas, estudos no campo da física quântica estão começando a apontar para essa possibilidade. Seríamos interligados por essa energia e poderíamos, através de pensamentos e emoções, influenciar outras pessoas e o mundo a nossa volta até certo ponto. Por esse princípio, assim como as nossas ações e palavras causam consequências num nível mais "concreto" da  realidade, nossos pensamentos e sentimentos também afetariam níveis mais "sensíveis" da realidade.

Céu e inferno

O conceito católico de céu e inferno é ilógico por definição. O tempo de vida humano é curto demais para ser recompensado ou punido com estadia eterna em algum lugar. Qualquer sistema de punição/recompensa que possa ser chamado de eficaz deve seguir uma proporção entre o ato e sua consequência. Acredito que, se houver vida após a morte, punição ou recompensa são estados energéticos em que a alma se encontrará depois da morte. Uma pessoa dominada por emoções negativas sentirá a negatividade de sua própria mente com muito mais intensidade, devido ao nível sutil de energia no qual a alma se encontra. Pessoas boas, esclarecidas, apenas tem sua percepção aumentada, podendo viajar entre planos e interagir livremente com outras entidades evoluidas.
Espíritos

Já vi uma ou duas coisas que julgo inexplicáveis, mas só porque eu não pude explicar um fenômeno isso não quer dizer que ele seja sobrenatural. Acredito que seja provável a existência de espíritos, mas acho que a interação deles com os vivos é pequena, ou pelo menos menor do que muitas religiões indicam. Apesar de gostar de programas como "caçadores de fantasmas", sempre olho para casos de possessão, poltergeists e casas mal assombradas com uma dose saudável de ceticismo, pois o olho humano não é uma câmera que reproduz fielmente o que há por aí, se não, não haveriam ilusões de ótica.

Energia

O conceito de que há uma energia espiritual correndo dentro do corpo não é assunto novo: Chi, Chakra, Luz astral, Perispírito, Bioenergia, emfim, existem muitos nomes para ela. A evidência mais forte que me leva a acreditar nessa energia são as façanhas dos monges orientais. Proezas de força, resistência que deixaram cientistas de queixo caído durante testes e  demonstrações me fascinam. Outro indício disso são as chamadas "curas milagrosas" as quais acredito serem causadas pelo mesmo tipo de energia, sendo usada de uma maneria diferente. Essa energia seria talvez a partícula fundamental dos físicos, a matérial primordial da qual tudo é feito.

Origem do universo

O Big Bang é a teoria mais aceita pela comunidade científica hoje. É a que mais faz sentido para mim também, afinal, considerando que o universo está se expandindo, a lógica é de que um dia ele estava super-denso e contraído. Mas a origem do próprio Big Bang é algo sobre o qual eu estudo e reflito até hoje. Não me decidi pelas tres teorias que vi ainda. Uma é a de que o Universo está num constante cilco de explosão-expansão-contração, como numa respiração. Outra seria de que o universo teve um começo e um dia terá um fim, com o Big Crunch. E a outra seria a dos multi-universos, ou universos paralelos (teoria das cordas) que é a minha preferida. Todas me deixam curioso e indeciso, inclusive combinações entre essas teorias já surgiram, o que embaralha ainda mais minha cabeça e me deixa ainda mais curioso.

Deus

Não acho que Deus seja um velhinho de barba nas nuvens. Mas também não acho que Deus seja uma bola de luz, um espírito ou uma entidade abstrata. Para mim se há uma consciência suprema, esta é o próprio universo. Assim como a Terra é uma entidade com vida, que possui seu equilíbrio próprio, nosso sistema solar também é, as galáxias também são e assim é o universo. Não é nada que se assemelhe com a consciência humana, não é como uma super mente, ou uma super alma que controla o universo conscientemente. É algo como a nossa mãe natureza: indiferente, sem certo ou errado, bem ou mal. Apenas funcionando em equilíbrio. Não acho que exista uma consciência suprema lendo nossos pensamentos e fazendo a roda karmica girar deliberadamente. Isso tudo acontece por leis da natureza assim como a nossa lei da gravidade e outras tantas que a ciência já descobriu. Discordo de que uma entidade com valores eticos e morais próprios está controlando o universo, julgando as pessoas e administrando almas. Se existe uma consciência suprema está deve ser completamente indiferente á nossa existência.