Procurando algo específico?

Sobre pensamento crítico


Muitas das vezes em que conversei com pessoas sobre espiritualidade, raras foram as vezes em que a conversa fluia de maneira construtiva, a pessoa parecia privada do pensamento crítico acerca da própria opinião sobre espiritualidade ou religião. Como não entendo muito de política ou futebol nunca vi isso acontecer nessas áreas, até porque não falo muito sobre isso. Mas creio que esse efeito seja comum em discussões sobre esses assuntos também.

Porém, acho que aquilo que mais sufoca o pensamento crítico ou o pensamento científico é a visão que as pessoas tem sobre espiritualidade e religião. Muitas pessoas inteligentes parecem ser incapazes de aplicar seus conhecimentos para a análise de suas próprias crenças. E, ao contrário de outras áreas de conhecimento, reagem á questionamentos e argumentações de maneira rude e as vezes até violenta.

Por definição, o pensamento crítico ou pensamento científico, diz que a teoria deve se adequar aos fatos, nunca o contrário. Logo deduz-se que, se não há fatos, não há teoria comprovada. No pensamento científico, você tem de testar uma teoria até provar que ela esta certa, e se alguém descobrir dados que contradigam sua teoria, ela deve ser aperfeiçoada. Evidentemente isso não acontece com religião e espiritualidade, onde a coisa mais comum é ter teorias sem provas e fatos que a sustentem, afinal esse é o princípio da fé: acreditar em algo sem evidências. Logo, as teorias são "imunes" a argumentação, e a pessoa não pode ser convencida, por mais lógicos que sejam os argumentos. Como disse Carl Sagan: não se pode convencer crentes de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências, se baseiam numa profunda necessidade de acreditar.

Sou um entusiasta de teorias espiritualistas, mas isso não quer dizer que elas estejam imunes á análise crítica. Com o uso da lógica, podemos analizar mais a fundo as teorias a respeito da vida após a morte, das origens do universo e de metafísica em geral. Na verdade esse é o meu maior passatempo.

Porém sei que muitas pessoas não tem essa "centelha" filosófica dentro de si, que nos faz questionar tudo a nossa volta. Muitos fatores podem influir para que uma pessoa se contente com explicações limitadas sobre os mistérios do universo. Influência dos pais parece ser a maior delas.

A incapacidade de pensar criticamente sobre assuntos tão fascinantes é, para mim, desanimadora. Sei bem que isso não é um fato que determina o quão boa a pessoa é, ou o bem que ela faz para a sociedade, ou suas posturas éticas e morais na sociedade. Mas é inegável que haverão assuntos que ela será incapaz de debater de forma inteligente.

Recusar-se não só a discutir, mas até a pensar criticamente sobre crenças é uma pena, principalmente para pessoas inteligentes, ou que dominam bem uma certa área de cohecimento. Para quem vê de fora é simplesmente ilógico, mas para quem crê, é tão certo quanto o nascer do Sol.

Porém acredito ser esse o motivo da imcompatibilidade da ciência e religião. Ciência pode até ser compatível com espiritualidade, mas nunca com religião. Pensamento crítico não leva em conta teorias não provadas, "achismo", interpretações pessoais ou tendenciosas, ligação de fatos aleatórios para formar redes de causa e consequência ou argumentos sem força lógica, histórica, psicológica ou física.

Pensamento crítico é a ferramenta que aperfeiçoa nossa visão do mundo, aguça nossa percepção acerca do espiritual e daquilo que está além do alcance da ciência.