Procurando algo específico?

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A insegurança


A mente da pessoa insegura chega a ser até engraçada quando vista de uma outra perspectiva. Quando você está inseguro é como se todas as suas atitudes fossem observadas com uma lupa, ansiosa a procura de defeitos.


A pessoa insegura de repente acha que as pessoas estão mais críticas e analíticas do que de costume. Ela cobra dela mesma um grau de perfeição nas suas ações que muitas vezes beira o inatingível.


E a maioria das vezes não dá muito certo, porque é como se o inseguro “buscasse” a crítica ao invés do elogio. A desaprovação ao invés da aprovação, pois vemos na insegurança os elogios serem cuidadosamente analisados. Muitas vezes são vistos como sarcásticos, irônicos ou simplesmente uma tentativa insincera da outra pessoa de agradá-lo.


O inseguro teme sempre pelo irreal, ele teme por aquilo que “pode” vir a acontecer, mas não necessariamente o que está acontecendo. Todo o potencial fracasso de uma situação é utilizado como o combustível para sua ansiedade. A mente da pessoa insegura é recheada de situações hipotéticas que terminam em desgraça, fracasso, vergonha e insucesso.


Muitas vezes a realidade é brutalmente distorcida para se adaptar ao pessimismo da pessoa insegura. Situações neutras, ou até situações potencialmente benéficas, são repudiadas e evitadas com convicção, pelo medo do dano.


Não é de se espantar as atrocidades cometidas frente á uma situação de insegurança. O medo de perder (perder o emprego, perder dinheiro, perder uma pessoa querida, perder a vida, etc) é um motivador extremamente forte para qualquer humano.


Deixar uma pessoa insegura é abalar todo o seu estado emocional, prejudicar sua capacidade de discernimento e raciocínio e pôr em risco sua saúde, os estragos que a insegurança pode causar são imensos, e perpassam os planos emocionais, físicos e mentais.


Levando isso em consideração qualquer um poderia concluir que induzir uma pessoa deliberadamente a um estado de insegurança é, no mínimo, cruel. É brincar com os sentimentos alheios, é desconsiderar a humanidade no outro, é abalar e manipular toda a estrutura emocional da pessoa para pior.


Sabendo destes fatos, qualquer um concordaria que fazer isso por vingança, orgulho ou egocentrismo é ainda mais vergonhoso e maléfico.


Caso você tenha algum princípio ético concordará que vingança, ainda que seja algo compreensível, nunca será algo aprovável.


Caso você seja humilde o suficiente, saberá que orgulho é só uma ilusão do ego, e que quanto mais você se desprender dele, mais livre será.


E caso você seja altruísta o suficiente, você saberá que seu umbigo não é o centro do universo, e que ninguém tem a obrigação de corresponder as suas expectativas, muito menos você tem o direito de puni-las por isso.

Apesar de tudo isso, a principal arma na guerra do amor passional é justamente essa


Nesse jogo destrutivo e interesseiro, o objetivo é o lucro. Ser amado mais do que ter que amar. Ser desejado mais do que desejar. Oferecer pouco e receber muito, e assim, lucrar. Sair no saldo positivo. E há maneira melhor do que garantir o lucro do que induzir a outra pessoa á um estado em que ela te dará tudo o que você quer? Um estado onde qualquer migalha que você ofereça será muito bem vinda e muito bem valorizada?


Olhando dessa maneira é realmente óbvio e fácil perceber o quão errada e egoísta esta atitude pode ser. Mas se você nasceu no planeta terra, é um ser humano e tem idade o suficiente para ler e entender esse texto, com certeza você já fez ou tentou fazer isso alguma vez.


Jogue limpo, não utilize os sentimentos dos outros para seu ganho pessoal só porque você acha que é isso que fariam com você. Não escravize pessoas sentimentalmente só porque você sofreu uma decepção. Não continue o ciclo.


Assim como toda a guerra, não há ganhos, apenas perdas. E assim como em toda a guerra, violência gera mais violência. Apenas paz pode cessá-la, paz de espírito, paz emocional.


Tenha paz interior, liberte-se do ego e da necessidade de aprovação externa e você não precisará fazer isso nunca mais.

3 comentários:

  1. UAU. aah se todos lessem esse texto... e aplicassem, especialmente a parte final, para acabar com esta guerra, esse ciclo... as coisas se tornariam tao mais faceis! :X

    ResponderExcluir
  2. Apesar de fazer uma força pra não querer concordar com muitas coisas que você diz... vou abrir exceção para esse texto!

    Aprendi muita coisa...depois que "tudo" acabou sabe?
    E de alguma forma... você tem a minha gratidão por que, vivemos uma fase difícil que serviu para nosso amadurecimento pra vida. =]

    Não voltei a repetir aqueles errinhos...citados aí no texto, e me sinto uma pessoa mais feliz, que compartilha dessa felicidade com outras pessoas!

    Acho que se eu fosse analisar o que não deu certo, foi a minha insegurança. Mas foi acontecer a "perda" que ganhei meu outro par de asas... e agora é mais simples voar sem me acorrentar a ninguém!

    =D

    Porque insisto em manter algum contato...?
    Deve ser coisa do meu signo =p

    ResponderExcluir
  3. Só vi os comentários hoje. Que bom que você é mais feliz.

    ResponderExcluir