Procurando algo específico?

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Indicadores e provas

Você está sentado com aquela pessoa que você gosta (do sexo oposto), conversando animadamente. De repente, esta pessoa inclina o corpo na sua direção, vira os ombros de modo a ficar de frente para você e começa a tocar mais no seu ombro, nas suas mãos e olhar mais nos seus olhos.

Isso PROVA que esta pessoa está interessada em você?

Teoricamente não, mas são fortíssimos INDICADORES.

O fato de que o sol nasce todos os dias não prova que ele nascerá amanhã, mas é um forte indicador, afinal este processo vem se repetindo por milhões de anos. Mas a ciência moderna admite não saber de tudo e sabe que pode existir uma força cosmica desconhecida capaz de fazer com que o sol não nasca amanhã. Mas isso é extremamente improvável.

O fato de encontrarmos fósseis, vestígios geológicos e vermos como o DNA funciona não PROVA a teoria da evolução, pois ha coisas que ela ainda não explica, mas são indicadores extremamente fortes que se reforçam mutuamente, e até agora não existe nenhuma outra teoria tão bem aceita na comunidade científica.

Na ciência de hoje, todos concordam que não há como ter 100% certeza de algo, afinal, a história da humanidade nos provou que o erro mais grave é dar um assunto como definitivo, dar uma lei como imutável, dar um fato como eterno. Nosso conhecimento não para de avançar então, consequentemente, nossas descobertas serão constantes. Isso quer dizer que novas teorias e novas provas vão surgir e não podemos dizer que sabemos de tudo, apenas presumir como funcionam as leis da física e agir de acordo com elas.

Ou seja, existem poucas coisas que podem ser chamadas de provas. A maioria delas são indicadores. Isso quer dizer que ninguém acredita em nada? Não, isso quer dizer que você tem saber que tudo pode mudar, você nunca sabe de tudo, tem que estar aberto a novas possibilidades. E acima de tudo, tem que saber que, qualquer que seja a sua teoria, ela pode ser derrubada por uma teoria melhor.

Mas o que é uma teoria melhor?

Uma teoria que faça sentido, e explique as lacunas da sua antecessora SEM DEIXAR NOVAS LACUNAS é uma teoria melhor. Se a teoria trouxer consigo mais perguntas do que respostas, ela não é muito boa. Lacunas são pontos que a teoria não consegue explicar LÓGICAMENTE, ou não pode provar através de fatos e indicadores mutuamente correspondentes.

Quanto mais indicadores uma teoria tiver para sustentá-la, mas ela estará próxima de ser provada. E por mais que sua teoria esteja provada, você deve se lembrar das outras leis da física em conflito com ela. Por exemplo a lei da gravidade não diz que um avião não pode voar, nem que um íma de ferro velho não possa suspender carros. Mas a força da gravidade não é a única força agindo no universo.

Sabendo de todas estas coisas qualquer um deveria estar perfeitamente pronto para aplicar pensamento científico para analisar o mundo a nossa volta. Com ceticismo e silogismo a verdade estaria sempre mais próxima. Mas há coisas que deturpam este processo de pensamento, existem fatores que obscurecem o processo lógico de pensamento e nos fazem inventar indicadores quando na verdade os fatos não indicam nada, e ignorar indicadores fortes que não condizem com nossas crenças ou inclinações pessoais.

Estes fatores nos afastam da verdade e nos fazem distorcer a realidade a nossa volta apenas para nos sentirmos mais confortáveis. Todos que lerem esse texto sabem qual é o maior desses fatores, o mais popular, mais forte e mais nocivo de todos eles. Reforçado através de tradição e imposto através de autoridade.

Um comentário:

  1. Já diria Marx que a religião é o ópio do povo e nosso contemporâneo Dawkins que acaba com a religião. Excetuando a tradição, acho que a autoridade forçada pela religião é, na maioria das vezes, extremamente abusiva (sem dizer sem lógica). Curti o texto mano e esse é um daqueles indicadores positivos x]. Massa expor o lance dos indicadores, eles se aplicam a tudo a nossa vida.

    ResponderExcluir