Procurando algo específico?

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O sistema

Me inspirei no filme tropa de elite II para escrever esse texto, e recomendo á todos. É uma ótima oportunidade para valorizar o cinema nacional.

Você muito provavelmente deve pensar que políticos são todos corruptos, que ser poderoso e ser honesto são coisas que não combinam, que se uma pessoa de bem entra para a política, ou ela desiste ou ela se torna uma corrupta.

Mas você já parou para pensar em porquê é assim?

Já parou para pensar em qual é o bichinho nas cadeiras dos poderosos que os picam assim que eles se sentam nelas? Já refletiu sobre o motivo da existência de um sistema de corrupção que permeia toda a sociedade? Já parou para pensar se você faria diferente se estivesse nolugar deles? Se você é ou não imune á esse vírus da corrupção que infesta a câmara, o senado e as prefeituras?

Pois é sobre isso que vou falar nesse post.

Imagine a seguinte situação: Você está no shopping, comprando ingressos para um filme. O amigo que vai assistir com você liga dizendo que vai se atrasar, então você compra o ingresso dele, entra e guarda o lugar dele no cinema certo?

Se você acha isso normal, você é um corrupto em potencial.

Quem vai assistir um filme tem que ter a responsabilidade de chegar na hora, em cinemas sem lugar marcado o lugar é de quem chegar primeiro, você não acha injustiça com as pessoas responsáveis que chegaram na hora ou até compraram o ingresso antecipadamente? Você acha justo que essas pessoas percam o lugar para seu amigo irresponsável que não chegou na hora?

"Mas ocorreu um imprevisto, o trânsito estava um caos..."

Isso não muda o fato de que ele chegou atrasado num cinema onde não há lugares marcados. Ponto final. Regra é regra, não é?

Beneficiar áqueles próximos á nós é uma sementinha que já está plantada na cabeça de todos, mas fazer isso passando por cima de regras e dos direitos do outros é ser corrupto, é ser desonesto. O problema é que só enxergamos isso nos outros. Qual a diferença da atitude acima para o nepotismo?

Eis outro exemplo: Você trabalha numa empresa que tem máquinas de xerox, e precisa imprimir um extenso trabalho de faculdade. Ora, existem centenas de caixas de papel na empresa certo? Algumas folhas a menos não vão fazer diferença, e é bom que sai de graça pra você, não é?

Se você acha isso normal você é um corrupto em potencial.

Qual a diferença disso para o desvio de verba pública? Esse outro defeito moral que temos de não enxergar o impacto das nossas ações no todo (que é a sociedade) é outro dos trampolins que levam a corrupção. Pegar vinte folhas de papel e gastar tinta da xerox da sua empresa para trabalhos pessoais é tão errado quanto desviar um milhão da verba pública de educação. Não é uma questão de impacto, não é uma questão de números, é uma questão de certo ou errado, você está se beneficiando ilegalmente de um recurso que não é seu, isso se chama roubo.

Último exemplo: Você está manobrando seu carro para sair de um estacionamento e bate num R8. Com certeza você teria que vender até seu rim para pagar o conserto. Mas o dono não está lá, ninguém viu, não há ninguém por perto muito menos câmeras de vigilância no estacionamento, nada pode provar que foi você.

Se você acha que sair dali o mais rápido possível é o melhor a se fazer, com certeza você é um corrupto em potencial.

Não encarar as consequências das prórpias ações é outro ato egoísta que a maioria das pessoas faz quando tem a oportunidade. Se você bateu, você tem que pagar e ponto final, se você tem pouco dinheiro, deveria ter tomado mais cuidado. Mesmo que tenha sido um acidente, a responsabilidade e sua. Qual a diferença disso para a renúncia de cargo para evitar a cassação?

Ficamos putos com políticos que enchem os cargos com parentes e amigos, que desviam verba e que são caras de pau para dizer que não fizeram nada disso. Mas será que nós somos muito diferentes? Afinal, somo nós que escolhemos eles não é?

O sistema de corrupção não está no senado, não está nas prefeituras nem na câmara, está na cabeça das pessoas. De TODAS elas. A pré-disposição para esse tipo de atitude está enraizada em todos nós. Temos que podá-la enquanto é pequena. A maioria dos políticos é corrupto, assim como a maioria do povo. A diferença é que eles tem mais oportunidade de cometer crimes e atos imorais. O poder é apenas uma lupa do que a pessoa realmente é. Fama, dinheiro, influência...essas coisas só trazem á tona quem você é de verdade e te dão oportunidade de fazer aquilo que sua natureza te manda fazer, tenho certeza de que a maioria das pessoas, se estivesse no poder faria o mesmo que eles estão fazendo agora...

...pensariam em si mesmas antes de pensar nos outros.

Um comentário:

  1. "O poder é apenas uma lupa do que a pessoa realmente é." poow resume mto bem e eu concordo absolutamente. Muito massa o texto, sem contar q tropa de elite 2 é extraordinário. É bom mostrar o lado que leva a pessoa a se corromper, tira um pouco o foco no corrupto em si e mostra cada atitude que o torna um possível corrupto.

    ResponderExcluir