Procurando algo específico?

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Carpe Diem

Existem muitas pessoas na terra, mas existir e viver são coisas um pouco diferentes. Quantas pessoas será que estão vivendo na terra. Digo, REALMENTE vivendo a vida, aproveitando cada minuto? Talvez não a maioria, talvez não muitos, talvez ninguém.

Mas a resposta para essa pergunta vai depender muito do que você julga como viver, do que você julga como aproveitar, do que é a sua concepção de Carpe Diem.

Para início de conversa, Carpe Diem é uma antiga frase em latim que pode ser traduzida como "aproveitar o momento". Ou seja, viver o agora sem medo do futuro, aproveitar oportunidades e não disperdiçar tempo com coisas inúteis.

Bem, qualquer pessoa razoavelmente inteligente concordaria com esta frase á princípio. Realmente parece um bom modo de viver, mas vamos complicar mais um pouco...

Existem pessoas que siplesmente adoram caminhadas, se elas não caminharem num dia, já se sentirão menos dipostas e talvez até meio desanimadas. Para essas pessoas caminhar faz parte do carpe diem delas, aproveitar a vida para esse tipo de pessoa significa, entre outras coisas, caminhar de dia.

Cada pessoa possui um carpe diem diferente, possui pré-requisitos diferentes para viver o agora, viver bem, viver plenamente. Algumas pessoas só conseguem ser felizes hoje se não souberem o que há amanhã, é o carpe diem simplista, daqueles que não pensam em futuros empregos, projetos de vida, casamento, filhos ou aposentadoria. Para essas pessoas, não saber o dia de amanhã faz parte do carpe diem, pois a aflição do futuro pode contaminar a alegria do presente.

E há pessoas que funcionam de modo contrário, que precisam se agarrar em alguam expectativa futura para continuar caminhando, como um farol, um guia, um norte. Essas pessoas transcendem a barreira temporal do carpe diem e criam um novo pré-requisito para ser feliz, planejar e pensar o futuro. Se o horizonte não se mostrar amigável, a caminhada presente já se dá como perdida. É o carpe diem extendido para o futuro: para ser feliz hoje, precisa-se projetar a felicidade para o amanhã.

Sua criação e seus conceitos sobre si mesmo e os outros vão afetar no seu conceito de carpe diem, e, confie em mim, seu conceito de carpe diem vai influenciar toda a sua vida. Tem pessoas que caminham no parque, fazem exercícios, comem num restaurante novo e no final do dia dizem: hoje foi um dia bem aproveitado. Outras acordam e lêem um livro, compram coisas no supermercado e fazem uma receita nova por si mesmos e dizem a mesma coisa sobre o rendimento do seu dia. Cada pessoa tem sua noção do que é aproveitar o tempo.

O momento pode ser constituído de uma infinidade de coisas, o presente pode ser recheado com todo o tipo de sensações e experiências, inclusive com o futuro, mas nunca deixe esse papel para o tempo passado, se não já sabe: ciclo vicioso.

E você, qual é seu carpe diem? O que é o seu "agora"? Seus amigos? Sua namorada(o)? Um bom livro? Um jogo novo de tabuleiro ou video-game? O que constrói seu momento de maneira satisfatória, o que é necessário para rechear sua vida, de modo que você possa dizer:

Estou vivo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário