Procurando algo específico?

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Metáfora IX


Elefantes tem uma ótima memória. E, á princípio, isto deveria dar-lhes vantagem sobre outros animais no mesmo meio ambiente que eles, certo? Pois afinal, memória não é nada mais do que o efeito de associação que todos os animais possuem para sobreviver. Logo, um elefante será mais eficaz em se lembrar que fogo queima, que um certo lugar é perigoso, que certas folhas são comestíveis, etc...

Em teoria seria assim, os elefantes á princípio vêm ao mundo munidos de um bônus em suas mentes, uma memória mais aguçada que lhes permitiria viver mais e melhor.

Mas na prática, não é sempre assim que acontece, pois o reino animal é impiedoso e pode usar inclusive suas fraquezas contra você. Associação é uma coisa perigosa e enganosa. Por exemplo...

Você amarra um elefante filhote pelo pescoço com uma grossa e resistente corda, ele tenta se soltar, faz força, mas descobre que não é suficientemente forte para arrebentá-la. Depois de fazer isso repetidas vezes, você espera que ele cresça e se torne adulto. Se você pegar a mesma corda e amarrá-lo do mesmo jeito, ele não vai tentar escapar, mesmo sendo capaz de arrebentar a corda com facilidade, ele não vai nem tentar, pois a experiência que ficou marcada foi a de tentar e não conseguir.

O que o coitadinho não sabe, é que ele cresceu, que ele mudou, que ele está mais forte e que hoje, arrebentar a corda seria fácil. Mas o efeito de associação trazido pela sua memória é muito forte, forte o suficiente para mantê-lo preso, pois a corda pode não ser mais forte que ele, mas o trauma é.

Outra grande desvantagem da memória é quando ela é usada por terceiros contra você. O adestramento de animais é feito assim, dando punições como consequência das faltas e recompensas como consequencia dos acertos. Se você quiser ensinar um elefante a fazer algo basta causar-lhe dor quando fizer algo errado e recompensá-lo se fizer certo. Em pouco tempo estará adestrado. Ele irá associar a ação que não deve fazer com o sentimento de dor, e não a fará mais, mesmo que você não esteja por perto para lhe castigar.

Quanto mais facilmente ocorre o processo de associação, mais facilmente manipulável o animal é para terceiros. Mas este processo é necessário para o aprendizado dele, para sua sobrevivência, se não souber que frutas comer e que caminhos evitar, como vai sobreviver e propagar seus genes?

É relamente uma pena que elefantes não sejam maiores que seus próprios medos, que não tenham capacidade de olhar para situações em seu contexto e perceber que podem ser diferentes daquelas do passado. É uma pena que eles associem dor e sofrimento a coisas completamente banais por mero acaso e ganhem traumas para a vida inteira que poderiam ser evitados com um mero processo de análise cética.

É uma pena mesmo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário