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terça-feira, 17 de maio de 2011

Manual social - telefones


Depois de escrever Tato social, pensei que seria interessante escrever algumas coisas que fazem parte da boa conduta social, já que o outro post ficou pouco específico.

Em primeiro lugar, toda a ação e toda a postura social considerada adequada sempre segue o mesmo princípio: não desagradar, incomodar ou constranger os outros. Todas as regras de etiqueta e boa convivência se baseiam nesse respeito pelo espaço do próximo. Muitas dessas regras não se aplicarão á amigos íntimos, namorados ou membros de família, outras sim e outras mais ou menos. Mas não vou mergulhar demais nos pormenores, listados em ordem de importância, aí estão as condutas esperadas ao telefone, de acordo com o que eu aprendi:

a) Não ligue a cobrar, você está forçando á pessoa a pagar por que você tem algo a dizer, a mensagem que você passa é: não tenho dinheiro, mas já que você tem, vamos usar do seu!
"Tem gente que liga a cobrar e assim que o interlocutor atende, a pessoa desliga, para que este retorne a ligação, o que costuma ser mais barato. Lembre-se de que o tato social não é prezar pelo mais barato, e sim pelo mais cômodo para as outras pessoas. Se seu interlocutor, assim que atender sua ligação a cobrar, disser que liga para você, ótimo. Se não, deixe que a ligação continue. Desligar na cara (mesmo a cobrar) é uma péssima ação."

b) Não dê "toques" para que a pessoa retorne, é pior do que ligar a cobrar, pois além do dinheiro sair do bolso da outra pessoa, você a faz ter o trabalho de te ligar.

c) A não ser que seja necessário, não faça comentários nem mantenha conversas paralelas com pessoas próximas enquanto está no telefone, dá a impressão de que a conversa que você está tendo não é importante, de que você é desatento (não consegue se manter focado na conversa) e ainda deixa a pessoa na linha te esperando (e deixar os outros esperando é um dos maiores pecados do tato social).

d) Se não é importante, ligue uma vez. Se é importante, ligue três vezes (com o máximo de espaço de tempo possível entre as ligações).Ligar demais incomoda, 46 chamadas não atendidas no telefone soa como desespero e descontrole, o que só é admissível em situações de emergência. Além do mais, se a pessoa estiver numa situação em que simplesmente não pode atender, como numa reunião, será muito desconfortável para ela ter o telefone vibrando e ascendendo constantemente.

e) Não ligue em horário de almoço (12:00 á 1:00) ou depois das 10:00 horas da noite em casas de família a não ser que isso tenha sido préviamente combinado. Nesses casos dê preferência ao celular. Só porque você está desocupado, não quer dizer que os outros não estejam. (isso se aplica a horários de estudo e trabalho que sejam de seu cohecimento).

f) Não demore demais, você não sabe se a outra pessoa estava no meio de uma atividade importante ou interessante (e se estivesse ela tinha que ter tato social o suficiente para dizer que não estava). Se foi a pessoa quem te ligou, também não demore demais pois é ela quem está pagando. Toda a ligação tem de ter um objetivo.

g) Se atender uma chamada para outra pessoa, cubra o microfone antes de chamá-la. Ainda mais se você for fazer isso falando alto (o que não é aconselhável). A pessoa na linha não precisa ouvir você gritando, e não precisa perceber que a pessoa com quem ela quer falar não está disposta a atender (se esse for o caso).

h) Só peça para usar aparelhos alheios em caso de extrema necessidade, quando não houver outra opção. Normalmente a pessoa empresta por educação, não por que quer. Muitas vezes, quando não quer emprestar, diz que está sem crédito. Nesse caso NÃO INSISTA. Uma das regras de ouro da conduta social é que você só insiste quando está oferecendo algo, nunca quando está pedindo algo. Se a pessoa disse que está sem crédito, mas mesmo assim extender o telefone para você e disser: "mas pode ligar a cobrar", aí tudo bem. Lembre-se de ser o mais rápido e objetivo possível na sua ligação.

i) A pessoa que efetuou a ligação sempre tem a obrigação de se identificar primeiro, e, caso seja necessário, informar com quem ela quer falar. Lembre-se de que sair dizendo seu nome para qualquer um que perguntar não faz parte do protocolo básico de segurança.

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