Procurando algo específico?

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Tato social

Se você tem carteira de habilitação, deve se lembrar da definição de direção defensiva. Mas vou dar um exemplo caso não se lembre.

Você está num cruzamento e o sinal está verde para você, ao passar por ele um carro que furou o sinal vermelho bate no seu. A culpa é dele, certo?
Certo.
Mas você poderia ter evitado o acidente se tivesse reduzido a velocidade e olhado para a outra pista certo?
Certo.
Mesmo que a lei esteja a seu favor, você poderia ter feito algo para que aquilo não acontecesse, dirigir de modo a evitar acidentes significa contar com os possíveis erros alheios. A pessoa será obrigada a lhe pagar, mas ela pode não ter dinheiro ou querer brigar na justiça, de qualquer modo, o simples fato de você estar certo não vai tirar o stress do processo em que você se meteu.

Na vida social é mais ou menos assim.

O tato social é como a direção defensiva. Você não pode simplesmente levar em consideração essa filosofia de preto no branco, errado ou certo. Existem coisas que podem ser evitadas apenas com um pouco mais de cuidado, mesmo que elas não sejam de responsabilidade sua, você pode fazer sua parte para que sua relação com os outros não seja danosa.
Imagine um carro vindo na contra-mão em direção ao seu, você não pensa: "dane-se, eu tô certo. Se bater a culpa é dele." Você obviamente não vai pensar que sair da pista é obrigação dele, e não sua. Simplesmente poque você não pode contar com a prudência alheia cegamente.

Quando lidamos com as outras pessoas cometemos esse erro de "não sair da pista". Por orgulho, teimosia, imaturidade ou soberba, muitas vezes nos encontramos em situações onde o conflito é danoso para ambas as partes, mas como enxergamos só nossos direitos, achamos que o melhor é nos agarrarmos á nossa posição e lutar sem ceder.

Muitas brigas, discussões e aborrecimentos podem ser poupados ao adotar o tato social. Faça o teste do tato social e veja se você o tem.

1.Você e um amigo combinam de se encontrar, mas ele se esquece de te ligar e você acaba esperando inutilmente por um tempo antes de sair. Quando você finalmente encontra com ele, você:

A) Reclama, enfatizando o número de minutos que você esperou e fica mau-humorado durante um tempo, não se esquecendo de jogar na cara do amigo esse incidente em outras ocasiões e comentar com terceiros sobre sua ira.
B) Fica um pouco aborrecido e chega a comentar com o amigo, mas depois de uma hora você já esqueceu.
C) Faz uma piada ou um comentário sarcástico, e só.
D) Apenas o cumprimenta e age como se nada tivesse acontecido.

Se você respondeu D, é uma pessoa de tato exemplar, C está chegando lá, B é onde a maioria das pessoas está e A são as pessoas sem tato. A vida é cheia de situações assim, onde o deslize alheio parece justificar nossa raiva, mas as pessoas mais populares e adoradas, são justamente aquealas com tato social. Os cinco mandamentos do tato social são:

1.NUNCA critique.
2.Não fale de si mesmo a não ser que lhe perguntem.
3.Demonstre interesse pelo que os outros dizem e fazem.
4.Não aja como se as pessoas fossem obrigadas a lhe dar atenção ou consideração.
5.Elogie, sempre que possível, dizendo o porquê dos elogios.

São só cinco e são simples de se resumir, mas seguí-las é um desafio enorme, que exige prática.

Pratique.

Um comentário:

  1. Ah, que pateta... eu sou uma pessoa de tato exemplar *.* Puxa... são nessas que os bonzinhos sempre se lascam,né??

    "Elogie, sempre que possível, dizendo o porquê dos elogios."

    Importantíssimo, importantíssimo.

    ResponderExcluir