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segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Marketing pessoal feminino

Se você é mulher, você com certeza gasta, NO MÌNIMO 300 reais mensais com sua aparência, incluindo roupas, cosméticos, acessórios, salão de beleza e revistas que contenham informações sobre tais itens e serviços. Você com certeza se arruma minimamente para sair na rua e sabe se produzir para ir á uma festa ou evento de razável importância. Sem sombra de dúvidas, você sabe caprichar quando precisa.

A aparência é o maior marketing que a mulher pode fazer de si mesma. Pois por razões evolutivas, o homem é um ser mais estimulado visualmente do que ela e tanto homens quanto mulheres sabem disso. Todos os homens que atingem uma certa idade sabem muito bem quas as fotos que vemos no orkut não são vocês mulheres em sua melhor forma. Com certeza quando acordam de manhã estão com bafo e olheiras, mas isto é ser humano. Nenhum homem maduro ignora o fato de que a maquiagem é um truque de marketing, é uma ferramentas para atrair o público alvo.

Assim como em todo o mercado há boas e más marketeiras.

Existem pessoas extremamente hábeis e criativas, que conseguem fazer um produto parecer muito melhor do que ele é numa propaganda, e outras são tão inéptas que conseguem fazer até o contrário. Hoje, na era da informática, isso é feito principalmente pelas redes sociais e bate-papos. As ferramentas para se construir uma auto-imagem são vastas, mas mesmo assim as pessoas estão cometendo os mesmos erros de antes.

Se você sabe que seu público alvo gosta de habúrgeres, você não vai investir em lasagna, se você quer abrir uma loja no alasca, esqueça os biquinis. Conhecer seu público alvo é o primeiro passo para a boa propaganda, se você não sabe agradar seu público, vais ficar se perguntando porque seus negócios não vão bem e tendo prejuízo de novo e de novo. Mulheres entram em comunidades como dizendo o quanto ela gosta de baladas, bebidas e o quanto não liga para opinião alheia por que se acha a última coca do deserto. Depois reclama que homens não prestam e que ninguém quer namoro sério. Essa mesma menina sai de casa com uma saia de um palmo rebolando até econstar no chão, ou em outra coisa...

Não é só isso que faz com que as mulheres não saibam fazer uma boa auto-propaganda, pois a lei da oferta e demanda está em desequiíbrio, mulheres satisfazem suas necessidades emocionais de uma maneira mais versátil que o homem, e são emocionalmente mais resistentes, some isso á sua fácil vida social e você terá marketeiras desleixadas reclamando do mau andamento dos negócios. O problema aí é que elas, além de não conhecerem o público alvo, não conhecem nem o próprio produto que estão vendendo. Aí o erro é dez vezes pior. Quem agnora as próprias necessidades emocionais está fadado á frustração. A primeira das mentiras, é aquela que a mulher conta para si mesma, e se ela se convence, ninguém consegue convencê-la do contrário.

Parte disso é culpa nossa, homens, que somos mal consumidores, que valorizamos quantidade ao invés de qualidade, estimulando esse mercado com promoção de mais e qualidade de menos. Mas mesmo assim, o marketing pessoal feminino se limita á curto prazo. Elas costumam ser um desastre quando o assunto é longo prazo. Não fazem a mínima idéia do que um homem procura, não tem noção de como agradá-lo, de qual o seu espaço, do que ele precisa e do que ele não precisa. Marketing não é só ter um produto com uma cara boa, mas sim mostrar que sua empresa atende bem, que auxiliará o cliente em caso de necessidade. Que tem uma ouvidoria eficiente e resolve problemas e melhora com eles. Vender é fácil, resolver problemas pós-compra é que vai mostrar até onde vai sua competência.

Mas como a grande maioria das mulheres supre suas necessidades emocionais com os "steps", deixando homens que não tem amor próprio ou força de molho para caso de emergência, se vêem presas na limitação de suas próprias deficiências. Outras se deixam levar por comédias românticas hollywoodianas e acham que um deus grego virá para lhes resgatar de um mundo corrompido em que ela se perdeu, e perdem a noção de competitividade, perdendo, assim sua visibilidade no mercado. Assim, temos bons produtos desconhecidos e grandes marcas que não valem nada. E a selva que o mercado cria é agressiva e cruel. A mulher sacrifica, não só dinheiro e tempo em prol disso, mas também conforto e saúde. O que não é necessário.
A falha no marketing vem das faltas.
Falta muita coisa tanto para o produto, quanto para a propaganda dele. O mundo feminino virou uma máquina capitalista complexa, neurótica, agressiva e vazia. E as mulheres estão seguindo o exemplo...

Um comentário:

  1. Opa... not all of them ^^
    Eu acho que sou (ou tento ser... u.u) um pouquinho mais diferente delas, a cada dia.

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