Procurando algo específico?

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Pretensão x Presunção

Pretensão, de acordo com o Aurélio: "vaidade exagerada, soberba", é um erro gravíssimo, que pode custar caro. Um veneno nocivo que se espalha lentamente até tomar conta da mente e modificar a visão que o auto-confiante tem do mundo e das pessoas.

O pretensioso aposta alto, da muitos palpites tendenciosos e é excessivamente confiante na sua ilusão de invulnerabilidade.
Não ha espaço para prudência ou cautela, o pretensioso é como um veículo sem freios. Tão confiante em sua própria capacidade que não calcula as suas possíveis falhas e variáveis que podem lhe atrapalhar. Desconhece o fato de que há outros bem preparados, fortes e habilidosos dividindo o mundo com ele. Se acha páreo para os maiores e bom demais para o resto.

Um cara de pau convicto, que vive imerso na ilusão de independência e autonomia totais. Ao mesmo tempo, vê em todos os lugares inexistentes demonstrações de dependência, submissão e admiração dos outros a sua volta. Acha que não precisa de ninguém e que todos precisam dele.

Como a pretensão não é nada mais do que excesso de presunção a favor do ego, o pretensioso tem não só uma visão distorcida, mas também transmite aos outros uma imagem errônea. Uma falsa modéstia misturada com soberba cria um tipo antagônico de comportamento, facilmente percebido se analisado de perto.

Porém a presunção por si só não é nociva, de acordo com o aurélio, presunção é "o ato ou efeito de presumir, supor ou suspeitar." Bem, isso é mais ou menos o que as pessoas fazem todo dia, até termos provas a favor de algo, qualquer opinião nossa é uma mera presunção. Porém, enquanto ela não cria preconceitos, anula oportunidades ou fecha portas, ela é inofensiva.

E eu diria até que é construtiva. Presumir é um bom esporte, afinal a prática leva a perfeição. Se treinar o ato de palpitar seus palpites vão começar a ficar bons. É claro que isso só vai acontecer se você aprender quais as ferramentas são necessárias para aprimorar essa habilidade. Uma pessoa não fica melhor em matemática só fazendo contas aleatóriamente, ela precisa ter uma instrução mínima, seja de um professor, seja de livros, mas ela precisa saber COMO melhorar.

Com a presunção não é diferente, ela é uma ferramenta útil para se fazer previsões e evitar acidentes nos relacionamentos (de todos os tipos). O que pode se tornar algo negativo é o tipo de postura que você toma depois de presumir. Se exagerar na dose, vai começar a passar da presunção para a pretensão. Se for de menos, vai ser uma pessoa negativa e com baixa auto-estima.

Não tenha medo de ser presunçoso, mas nunca, nunca mesmo, se dê ao luxo de ser pretensioso. Pois quando se anda é muito mais fácil cair olhando para cima do que olhando para baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário