Procurando algo específico?

terça-feira, 25 de maio de 2010

Hipocrisia

Palavra que deriva do latim hypocrisis ou do grego hupokrisis. Ambos significam basicamente a mesma coisa: a representação de um ator, fingimento, atuação (no sentido artístico).

Hoje elas servem para designar um outro tipo de ator...

...o hipócrita (no sentido moral).

No texto ceticismo sentimental, eu comento brevemente sobre táticas e métodos para se esquivar de armadilhas, perigos e equívocos que acontecem nos relacionamentos por falta de observação. Geralmente as pessoas não sabem as razões dessas frustrações e isso acarreta em depressões, suicídios, crimes passionais, traições, discussões, etc.

Esses enganos constantes se dão quando somos enganados por hipócritas. Por pessoas que tem um discurso que difere das nossas expectativas, mas principalmente, quando este discurso entra em conflito direto com as ações do "ator".

Todos nós temos uma pequena dose de hipocrisia dentro de nós, é uma hipocrisia inconsciente que só acontece quando estamos sob fortes emoções, como medo, insegurança, paixão ou ódio. Nessas horas é comum ver pessoas invertendo levemente seus discursos para melhor lhes servir, talvez porque estão sob a ameaça de perder algo, talvez porque estão tomados pelo amor passional, talvez porque estejam inseguros ou tenham vergonha de admitir algo que afetará sua auto estima. Fazer uma pequena hipocrisia sob condições emocionais extremas é normal, faz parte do ser humano.

Mas o hipócrita propriamente dito não se limita a isso. Ele faz questão de cobrar ativamente uma certa postura dos outros que ele não tem. Ele profere, com convicção e certeza, verdades sustentadas por argumentos convenientemente distorcidos para reprimir o erro alheio, dar conselhos, recomendações e mostrar que é detentor de alto conhecimento. Mas no momento de aplicar tais conhecimentos, o hipócrita inverte o discurso, muda de tática. O teor dos argumentos muda totalmente, fatores novos de repente aparecem, fatores que até então não estavam sendo levados em consideração, apenas apareceram convenientemente para ajudar o hipócrita a perdurar sua mentira e sua falta de carater.

E como todo o bom ator, o hipócrita sabe improvisar. Mas é no improviso que sua máscara cai aos mais atentos. Se você joga as palavras dele contra ele para lhe provar sua deficiência moral, você vai perceber se ele é um bom ator ou não. Se ele não for, sua máscara cairá imediatamente. Se for bom, uma bomba relójio vai começar uma contagem regressiva para sua queda, é só continuar pressionando, pois pode-se enganar a alguns por algum tempo, mas não se pode enganar a todos o tempo todo, e os adeptos da hipocrisia discarada se esquecem disso com frequência. O hipócrita sempre acaba por se contradizer, mais cedo ou mais tarde.

Como se o desvio ético da hipocrisia sistematizada e planejada já não fosse o suficiente, alguns vão ainda mais fundo no poço da imoralidade. Negam e escondem deliberadamente. Tentam passar uma borracha em suas palavras passadas e, desprovidos de qualquer pudor ou vergonha, dizem frases como:

"nunca disse isso..."
"você entendeu errado..."
"não era bem assim..."
"não foi isso que eu quis dizer..."

Presumindo que seu interlocutor seja um idiota completo, eles tem a coragem de olhar nos olhos de pessoas que depositaram neles sua confiança e negar vêementemente sua falha de caráter. Reafirmar que as coisas não são o que parecem ser, e que a percepção de quem julga é distorcida e limitada. É muito comum um hipócrita subestimar a inteligência dos outros e superestimar a própria.

O processo de avaliação cética derruba a hipocrisia numa questão de tempo. Compare ações e palavras do seu alvo de análise e pronto, a verdade aparece como que por mágica. Nenhum hipócrita resiste a análise cética. Nenhum. Isso não quer dizer que todos eles irão admitir a hipocrisia sob a qual se escondem, pois o ego domina as ações de gente assim. Muitas vezes é melhor dar as costas ao ator, abandonar sua peça e o deixar atuando sozinho.

Tenho receio de pessoas que possuem discursos morais e éticos perfeitos demais, geralmente esses são os hipócritas, pois ninguém é tão perfeito quanto parece. De perto ninguém é normal. Quanto mais imaculado o discurso for, maiores as chances de um hipócrita estar por tras dele, pois sábio e confiável é aquele que reconhece suas falhas. Quem conhece a si mesmo já andou metade do caminho rumo ao aperfeiçoamento pessoal.

O processo de hipocrisia começa com uma inocente postura de auto-propaganda. Uma despretensiosa tentativa de marketing pessoal que consiste em falar os pontos bons e omitir (não mentir) qualquer coisa sobre os ruins. É daí que nasce o ator, é assim que nasce o hipócrita. Ele não aparece da noite para o dia, ele não começa a atuar de repente. Ele gradualmente vai encenando peças cada vez maiores e mais complexas, aumentando seu público a cada uma delas. A omissão começa a virar distorção e a distorção é a antecessora da mentira.

Seja cético e observador e desmascare a hipocrisia sem piedade. Não engula histórias adulteradas ou meias-verdades. Valorize a sinceridade acima da comodidade. Preze pelos atos antes das palavras. Não tenha medo da verdade, ela vai te moldar como o adulto que você vai ter que ser um dia. E acostume-se com a idéia de que ninguém no mundo é perfeito, e o grau de perfeição da pessoa que você merece corresponde ao seu. Se ainda há gente assim no mundo é porque damos espaço para eles, é porque gostamos do conforto e da comodidade daquilo que parece perfeito e sem falhas, é porque tem coisas que todos nós gostamos de ouvir que não correspondem a realidade. É na nossa fraqueza e na nossa falta de firmeza para com a vida que florescem as desgraças. E é no contraste com a desgraça que o hipócrita aparece reluzente em toda sua falsa glória, falsa modéstia e falso caráter.
Um sincero imperfeito é melhor do que um perfeito hipócrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário