Procurando algo específico?

domingo, 16 de maio de 2010

Metáfora

Imagine que você entende tudo sobre armas, você é especialista em balística e técnicas de tiro. Você sabe como cada arma funciona, poderia dizer o modelo de uma arma apenas tateando-a de olhos vendados. Sabe desmotar, montar, recarregar, travar e destravar uma arma com perfeição e precisão.

Na verdade, análise de armas é quase um esporte pra você. Você pesquisa, lê sobre o assunto, observa e compara. Armas melhores, armas piores, melhores métodos de treinamento de tiro, melhores maneiras de se limpar uma arma. Emfim, seu conhecimento teórico sobre armamento é gigantesco e encheria muitos livros. E você gosta disso.

Mas se alguém atirar em você, você vai, invariavelmente se machucar. Não importa o tamanho do seu conhecimento. Porque você ainda é humano. E a pessoa nem precisa entender muito de armas não, pode ser uma pessoa comum, uma pessoa boa, uma pessoa má, uma pessoa que você conhece, uma pessoa que você não conhece. Se ela tiver acesso á uma arma, e atirar, você corre o risco de se machucar.
E não só isso.

Imagine-se limpando ou manuseando uma arma de algum modo. Você sabe como fazer, ninguém melhor do que você para esse processo. Mas acidentes acontecem até com especialistas, então a arma dispara e te acerta de raspão. Você fica abismado de como aquilo pode ter acontecido, logo com você que tem tanto conhecimento, logo você que é uma pessoa tão bem preparada! Como isso pôde acontecer? Você, que poderia calcular até a velocidade de uma bala levando em conta a força de resistência do ar! Como algo tão ridiculamente banal pode ter acontecido com alguém com tanto conhecimento?

Mas acontece. E Seu conhecimento não faz sua pele ficar de aço. Você ainda pode ser baleado, ainda pode morrer com um tiro, porque você ainda é humano, mas é que as vezes você se esquece disso. Você se esquece que colete, capacete e táticas de tiro são apenas detalhes que aumentam suas chances de não se machucar, mas não te tornam invulnerável a balas. Até porque você não vai usar acessórios e táticas o tempo todo, você tem que viver uma vida normal como todo mundo.

E aí você percebe que NADA nunca vai te tornar invulnerável á balas. Porque você é um humano, e todos os humanos são vulneráveis á balas, e ponto. Você não é diferente por causa do seu conhecimento.

O primeiro sentimento é uma leve decepção, uma leve tristeza de que todo o saber seja inútil perante um tiro. E você se sente fraco, impotente diante de algo mais forte que você. Saber que nada do que você fizer vai mudar o fato de que um tiro lhe é fatal é desanimador.

Mas então você se lembra de que é por que você é humano. E isso é bom. Talvez se você fosse invulnerável e imortal a vida não teria tanta graça assim, talvez algumas coisas perdessem seu brilho. Então você aceita. Aceita sua mortalidade, aceita sua vulnerabilidade. E volta ao seu hobby de mexer com armas, mesmo sabendo o quão perigosas elas são, mesmo sabendo que tudo pode acontecer, você volta para mais uma vez aprender, para mais uma vez...

...se surpreender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário