Procurando algo específico?

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Segurança

O texto sobre insegurança havia sido o primeiro nesse blog, então decidi fazer um sobre segurança para complementar.

A segurança pode transformar uma pessoa por completo, desde o jeito de andar e falar, até seus pensamentos íntimos e a maneira com que vê o mundo a sua volta. A pessoa segura sabe das próprias capacidades e sabe usá-las. Não se valoriza mais do que o necessário, se é boa em algo, sabe que é boa, aceita elogios, mas nunca elogia a si mesma.

Uma pessoa pode transitar da insegurança para a segurança em uma questão de segundos. Basta uma frase, um olhar, uma dedução rápida para que nós sejamos apruptamente puxados de um extremo a outro. A partir do momento que se deixa a confusa e sofrida terra da insegurança, a pessoa passa a dominar a situação, dominar suas emoções e seus sentimentos. E esse domínio transparece nas atitudes e a pessoa aparenta ser mais forte, mais madura, mais sensata e inteligente. Por isso todos (principalmente as mulheres) querem pessoas seguras de si para um relacionamento.

A força da segurança é como uma armadura adicional, que te protege contra suas próprias oscilações emocionais. Te mantem no eixo, na linha reta da razão. Você fica seguro e protegido enquanto vê seus sentimentos passarem violentamente de um lado para o outro, esbarrando em você, mas sem te derrubar. Você sabe que pode caminhar sem medo, pode avançar sem receios pois ela vai te manter invulnerável.

Por isso a pessoa que passa segurança é como um farol, um guia. Você sabe que pode confiar naquela pessoa, que pode contar com ela. É um porto seguro, uma firmeza adicional que atrai magneticamente outras pessoas, principalmente em relacionamentos amorosos. Por motivos já explicados em outros textos, essa postura geralmente se faz muito mais necessária no homem do que na mulher.

Quanto maior é sua expectativa em relação a uma pessoa ou uma situação, mais você está vulnerável á ela. Mais poder ela tem sobre você, pode te deixar muito triste ou muito feliz, portanto você automaticamente precisa de provas que garantam que aquela pessoa/situação não irá frustrar suas expectativas, você precisa de evidências que comprovem que suas teorias e presunções correspondem a realidade. Essa necessidade é tão grande quanto suas expectativas.

Essa necessidade é a insegurança.

Quando essa necessidade é suprida, vem a segurança.

A insegurança causa reações diferentes nas pessoas. Algumas se precipitam, ficam afobadas e metem os pés pelas mãos. Outras travam, param de agir e se recolhem em seu mundo numa postura defensiva.

Na segurança é a mesma coisa. Existem os que agem com rapidez, fazem acontecer, tomam atitude, e há os que esperam, desfrutam da sensação de domínio e prolongam a situação.

Mas o mais curioso sobra a segurança é que ela é uma faca de dois gumes. Uma gota a mais de segurança e ela vira pretensão. A segurança só é segurança se ela corresponde á realidade, a partir do momento que você presume que é melhor do que realmente é, que tem um controle maior do que o que realmente tem, você passa para a soberba, e isso costuma ser um tiro no pé.

Por isso, é sempre melhor ser um pouco cético e nunca chutar muito alto em relação as nossas capacidades e as situações em que nos metemos. Exagerar para mais é grave, para menos nem tanto. Pois humildade é sempre bem-vinda.

A segurança pode dar forças ás pessoas para fazerem coisas que nunca fariam em situações normais. Pode fazer um tímido falar, um apaixonado se arriscar, pode dar asas á cobras e pode romper barreiras construídas por medo.

Uma ferramenta poderosa de ataque e de defesa que consiste apenas em se auto valorizar na medida certa, nada mais, nada menos. Em ter amor-próprio de uma maneira saudável e comedida. Em reconhecer os próprios méritos sem colocá-los em contraste com o dos outros.

Segurança é a alavanca que agiliza o progresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário