Procurando algo específico?

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Ceticismo sentimental


Ser cético é basicamente acreditar apenas frente á provas concretas, dados de pesquisas, conclusões tiradas a partir de fatos observáveis. Poucas pessoas no mundo são céticas quando se trata de espiritualidade, mas quando se trata de relacionamentos, eu vejo que o precesso prático de aprendizagem da vida funciona.

Como já disse em muitos textos anteriores, a vida nos ensina através dos fatos e das experiências que ceticismo é saudável, previne danos, reduz stress e diminui nossas chances de frustração. No primeiro relacionamento, tudo é geralmente um mar de rosas, somos extremamente crédulos quanto ao quão especial a outra pessoa é, sua maturidade, suas qualidades e sua aparente ausência de defeitos. Acreditamos com tanta facilidade na sintonia amorosa que nos frustramos quando vemos que a realidade difere das nossas expectativas.

Logo esse processo vai se repetindo, a cada vez que passamos por uma experiência ou vemos pessoas próximas a nós passando, ficamos mais céticos, menos crentes na beleza da paixão, para poder nos proteger contra os graves danos da frustração. Gradualmente, nossas defesas vão melhorando junto com nossa experiência, mas nossa capacidade de viver o momento, de nos entregarmos a paixão e principalmente de sonhar, vão ficando apagadas, vão perdendo a vóz dentro de nós.

O ceticismo faz isso em todas as áreas, não é só na sentimental. Ele parece roubar parte do brilho da vida, parece levar embora nosso fascínio pelo belo e deixar uma dura parede defensiva no lugar.

Mas ceticismo não precisa ser sinônimo de uma vida em preto e branco. Não é necessariamente a morte da beleza dos momentos que nos fazem querer viver. Para toda a luz que o ceticismo apaga, outra pode ser ascesa em seu lugar. Com maturidade e realismo otimista podemos achar o equilíbrio entre sonho e realidade.

Mas para ter os pés no chão e a cabeça nas núvens ao mesmo tempo, é preciso ser grande.

E para ser grande é preciso connhecer a si mesmo, ser humilde e ter consideração pelo sentimentos dos outros. Não mentir para si mesmo, admitir os próprios defeitos, destruir o orgulho e livrar-se das amarras do próprio ego.

Não ha nada de errado em saber que o principe encantado e a princesa não existem. Mas se seguir os passos acima citados, você vai chegar bem perto do status de realeza, e se isso acontecer, não se precoupe, pois semelhante atrai semelhante. Você vai arranjar alguém tão bom quanto você.

Livre-se dos extremos e das restrições do tipo:

"nunca namoraria alguém que...."
"Só não tolero gente que..."
"Pra mim a pessoa tem que ser..."

Cuidado com frases desse tipo, mesmo que se refiram a coisas que você não faria. Generalizações são o primeiro passo para a intolerância, e intolerância é a maior barreira de um relacionamento.

Admita que as pessoas, assim como você, tem erros, não são perfeitas e nem sempre correspondem as suas expectativas. Aceite que as pessoas não nasceram necessariamente para te servir e inflar seu ego e que você muito provavelmente não se conhece bem o suficiente a ponto de sempre saber o que é melhor para você e para aqueles ao seu redor. Muitas vezes você vai se enganar.

Seja cético. Isso não quer dizer que coisas maravilhosas não possam acontecer com você. Até os mais céticos do mundo sabem que é possível ganhar na loteria. Pode ser que você ache alguém muito parecido com você, e que as coisas aconteçam de forma quase que mágica entre vocês, mas isso não quer dizer que o resto de sua vida será perfeito, lembre-se de que você mesmo é imperfeito, como poderia ter uma vida perfeita e um par perfeito?

Mas é possível ser muito bom, é possível ser maravilhoso, é possível ser magnífico, então, é possível ter uma vida maravilhosa com uma pessoa maravilhosa. Nunca se esqueça disso. Sua vida e as pessoas que te rodeiam são um reflexo de você mesmo. Ser cético é não almejar mais que isso. Primeiro aprimore a si mesmo, para depois esperar mais da vida.

Ceticismo sentimental é não acreditar nas palavras, apenas nos atos. Se um contradizer o outro a prioridade é sempre do segundo.

É nunca pedir mais do que se pode dar.
É nunca querer que o outro seja mais do que você é.
É se entregar aos poucos, na medida que sua segurança lhe permitir.
É conhecer a si mesmo e reconhcer os momentos difíceis.
É acreditar nas provas, as provas que sua vida te forneceu, que as pessoas te dão através de seus atos.

Não quer mais se machucar? Seja cético.

Mas lembre-se, quem vive duvidando de tudo e de todos e se acha um mártir do amor, um sofredor sentimental, uma vítima, um coitado alvo da malícia alheia, não vai evitar de se machucar. Como já dizia o filósofo: conhece-te a ti mesmo.
Quer achar a pessoa certa? Seja cético.

Observe, estude, analise. Os atos das pessoas dizem muito mais sobre elas do que suas palavras. Compare um com o outro e você terá a verdade. Teste, ponha tudo á prova. Apenas acredite perante provas, apenas se convença perante observação. Mas lembre-se se você não conhecer a si mesmo, conhecer outros será inútil.

Seja cético, e acredite apenas nas maravilhas que você mesmo pode proporcionar para a sua vida através de esforço pessoal e do auto-conhecimento....

...o resto virá como consequência.

2 comentários:

  1. Ser sentimental ou ser cético?Os dois vão te deixar feliz e os dois vão te machucar.

    ResponderExcluir
  2. e é justamente por isso que há tres textos nesse blog só falando disso: DIlemas da paixão ^_^

    ResponderExcluir