Procurando algo específico?

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Ensaio sobre a vida


Agradeceremos aos amigos que ajudaram e ao inimigos que machucaram, agradeceremos aos amigos que machucaram e os inimigos que ajudara, ou seja: todos aqueles que nos ensinaram.
Todos os que convivem conosco merecem nossos agradecimentos por nos proporcionarem esses momentos, pois eles são os professores da vida, e esta é feita deles. Cabe a nós decidir se vamos aproveitar o melhor de cada momento ou se vamos remoer mágoas e nos deixar paralisar por traumas, pois se você olha para o seu passado e se define por aquilo, você se condena a não ter nada mais do que o mesmo no futuro, não se deixem levar por ciclos viciosos, simplesmente porque eles viciam.

Arrependam-se do que vocês fizeram, não do que não fizeram, nossa melhor bússola para indicar nossos objetivos são nossos sentimentos, mas o veículo que irá nos levar até eles são nossas ações. O mundo é uma rede de ações e reações, aja e você terá resultado. Fique parado e você se verá na angústia da inércia da vida de alguém quem não tem iniciativa. É um ciclo vicioso.

Aquilo que nos fere, só deve nos ferir uma vez, isso se chama aprendizado. Aquilo que nos alegra, deve nos alegrar sempre, isso se chama felicidade. Há uma grande diferença entre ver uma situação negativa e se sentir triste por ela, e ver uma situação negativa e, através dela, se preparar para as próximas experiências da vida (isso se chama otimismo). Se a vida pode ou não ser um mar de rosas, eu naõ sei. Mas sei que ter o equilíbrio de esperar pelo melhor e estar preparado para o pior te torna inabalável, isso se chama otimismo realista.

Devemos usar nossos sonhos como combustível lírico para manter o brilho da vida, mas nãodevemos ser dependentes deles, pois a vida se vive no presente. O verdadeiro sonhador não se afoga em mágoas por um sonho não realizado, ele simplesmente não para até que o sonho se concretize, e o mundo e vasto sempre havera algo com o que sonhar, por isso, falta de ânimo nunca será uma boa desculpa para desistência. O combustível que nos move é tão abstrato quanto infinito e pode ser encontrado a qualquer hora em qualquer lugar.

Saberemos aproveitar nossas experiências passadas através de nossos pensamentos, mas depois da reflexão sobre nossos atos, retomaremos nossa caminhada, pois só se vive a vida olhando para frente, e só se entende a vida olhando para trás. E é por isso que quem anda olhando para trás sempre cai, porque vive através do ciclo vicioso do passado. A chave para a caminhada segura esta em saber quando andar e quando parar para olhar para trás afim de se certificar de que o caminho está correto. Isso é equilíbrio entre opostos. É Yin e Yang.
O mundo muitas vezes é mais simples do que pensamos que ele é, por isso não confabule sobre a base teórica dos princípios que regem seus atos, pelo menos não enquanto a oportunidade estiver lá para ser aproveitada. Pois o mundo é de quem faz. Não percam oportunidades por falta de ação, vão e façam. Duas coisas podem acontecer: uma é vocês acertarem, se sentirem bem com isso, saber que foi a coisa certa a fazer e seguir em frente. Outra e vocês errarem, se sentirem estimulados com isso, aprender com o erro e seguir em frente. Nas duas opções a vida continua. As leis do universo são tão perfeitas que de um jeito ou de outro, nós semrpe teremos a chance de evoluir com nossas experiências. A vida é assim, podem parar para ver.

É bom ressaltar que não existem boas ou ruins. A experiência é algo neutro que vai nos deixar mais sábios, mais cautelosos, mais maduros e mais fortes. Se ela é algo bom ou não, isso depende da sua visão de mundo. Pessoas que falam que tiveram experiências ruins aqui e ali sofrem de falta de foco, pois o fato é que experências vão sempre lhe engrandecer como pessoas.

Nunca use sua idade como indicativo de sabedoria, nem mesmo dentro da privacidade de seus pensamentos. Só porque você percorreu um caminho maior do que o de algumas pessoas, isso não quer dizer que você tenha aproveitado as experiências que lhe foram oferecidas através de oportunidades ao longo do caminho. Afinal, quantidade nunca indicou qualidade em lugar nenhum.

Emfim, a vida foi feita para ser vivida, tudo tem um propósito, mas não é por isso que vamos buscar o porquê de todas as pequenas coisas do dia-a-dia, ser sábio é ser poderoso, mas como teoria e prática tem que andar juntas não se gabem por saberem demais, vocês podem ter feito de menos, afinal quem tem muito mais teoria do que o normal provavelmente deve ter parado para pensar quando era hora de agir. Também é possível viver sem pensar, viver só de prática, sem nenhuma reflaxão. Mas vocês irão sofrer duas vezes mais por não saber os motivos dos maus momentos, e a angústia de não entender o mundo a sua volta será seu castigo pelo seu excesso de impetuosidade.

Então, equilibrem-se e vocês estarão prontos para seguirem seu caminho sem ressentimentos ou mágoas. E lembrem-se, se equilibrem antes de tentar equilibrar suas relações com os outros. Não peçam o que não são capazes de dar a si mesmos, pois a caminhada em busca da felicidade começa sempre de dentro pra fora.

Revogam-se as disposições em contrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário