Procurando algo específico?

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Equívocos


Ouvi recencemente, de uma pessoa consideravelmente idosa, que o Lula foi a melhor coisa que já havia acontecido ao Brasil. Que antes dele haviam mais pessoas pobres, que o brasileiro não precisou mais se preocupar com inflação desenfreada e que o Brasil, durante seu mandato, progrediu mais do que nunca.

Não é necessário ser um cientista político para perceber o exagero. Uma pessoa nascida na década de 50 ou 60 que, por sua vez, era um adulto e trabalhador no início da década de noventa, certamente guarda um grande trauma dos efeitos da inflação. Mas devemos lembrar que não foi Lula quem parou a inflação nessa época, a grande iniciativa que fez a diferença foi o plano real, que, até onde sei, não teve nenhuma contribuição de nosso ilustre ex-presidente.

Quanto a afirmação de que existiam menos pessoas pobres antes do governo lula, é verdade. A pobreza no Brasil diminuiu, e muito. Mas a infra-estrutura do país melhorou em igual proporção? Os números de profissionais,escolas, hospitais e indicadores de qualidade de vida também dispararam?

Não.

O que isso significa? Se existem menos pessoas pobres, porque então não existem mais profissionais capacitados, gerando, assim, mais empregos produção e progresso para o país?

Porque a tática de populismo usada por Lula e muitos outros presidentes consiste em dar esmola para pobre. Ele reuniu diversas bolsas (que já existiam no governo FHC), mudou elas de nome e ampliou sua eficácia. O número de pessoas que recebem ajuda do governo hoje e enorme e se você pode ficar em casa de pernas pro ar mamando nas tetas do governo, porque você trabalharia? É melhor ficar quietinho e usufruir das vantagens do que tentar arranjar um emprego, o que faria você perder muitos dos auxílio que lhe sustemtam.

E mesmo que você quisesse trabalhar, o governo não construiu uma escola para capacitar você, não colocou mais ônibus nas ruas para você ir ao local de trabalho, não construiu creches para você deixar seu filho enquanto está fora, como você se dedicaria a um emprego sem ter condições básicas para tal?

Dar dinheiro para as pessoas é a melhor forma de ser popular a curto prazo. De que adiantaria investir em escolas quando os efeitos de uma educação de qualidade demora uma década para ser sentido?

O Brasil é um país "em desenvolvimento" ou "emergente" por causa de diversos fatores geográficos, históricos e sociais somados. Não podemos atribuir o crescimento de um país grande e diversificado como o Brasil á uma figura política isolada. Na verdade, a relevância da política para nossas vidas é totalmente diferente do que nós pensamos, assim como nossa capacidade de influênciar politicamente a sociedade que vivemos.

É preciso ver o todo, antes de analisar as partes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário