Procurando algo específico?

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Maquiagem e mentiras



A mentira está para os homens assim como a maquiagem está para as mulheres, disfarça imperfeições que estão ali mas ninguém quer ver, algumas vezes são perceptíveis, mas o contrato social que fazemos uns com os outros nos diz que devemos deixar essas coisas para lá e aceitar os pequenos corretivos que as pessoas aplicam em si mesmas para serem melhor aceitas na sociedade.

Todos nós, no fundo, sabemos que aquelas capas de revista não são exatamente daquele jeito, que aquelas grandes estrelas de hollywood não acordam com base, sombra, delineador e escovinha. Quem entende pelo menos um pouco do universo feminino sabe que existe muito tempo e dinheiro envolvido na criação de uma imagem social aceitável da mulher. Assim como sabemos que nenhum homem é tão seguro, poderoso, fiel, honrado e carismático quanto aparenta ser. É difícil passar a imagem do seguro, bem-relacionado e inteligente caçador que hoje é referência masculina.Todos eles tem suas inseguranças, defeitos e fraquezas que fazem deles homens comuns.

Mas não queremos homens comuns, não queremos mulheres comuns. O mundo é movido pela diferença, pela competição pelo posto de mais rico, mais famoso, mas bem-sucedido, mais bonito... Precisamos dos nossos artifícios para essa competição assim como um esportista precisa de seus equipamentos para praticar esporte. O mundo pede isso de nós e quem não der, simplesmente não se encaixa no jogo e é deixado de fora. Maquiagem e mentiras encontram suas fraquezas nos mesmos lugares, na sua natureza dissimulada, que teima em nos fazer pensar que as imperfeições podem ser corrigidas de fora para dentro. Não importa quantas mentiras o homem conte, nem quanta maquiagem uma mulher use, seu verdadeiro eu ainda está lá embaixo, escondido dos olhos dos maus observadores, invisíveis para aqueles que só vêem o exterior.

Eu achava que era uma ironia o fato das ferramentas mais usadas pelo nosso ego para regular nossas relações interpessoais fossem justamente as mais nocivas para se construir um relacionamento. Mas então em me lembrei que ironia significa "o contrário daquilo que se espera" foi aí eu me toquei que isso não é nem um pouco irônico. É triste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário