Procurando algo específico?

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Sobre a "Friendzone"



Um conceito criado por homens para denominar uma situação onde a mulher com quem eles presumivelmente querem se relacionar não os vêem nem os tratam de maneira romântica/sexual, não os considerando assim, potenciais namorados/ficantes/etc... deixando-o numa zona com intimidade e proximidade de amigo, mas sem a conexão física de uma relacionamento passional.

Existe um tipo de receio por parte dos homens em acabarem caindo, ou serem deliberadamente colocados nessa zona, pois isso configuraria uma relação platônica onde ele não se vê com nenhum tipo de vantagem. Em alguns casos, a reação masculina chega a ser de raiva, achando que a friendzone é uma injustiça emocional cometida contra os solícitos e atenciosos homens que perdem lugar para aqueles que não se esforçaram tanto ou simplesmente não ligam tanto para os tão complicados sentimentos femininos.

Tudo isso parte do pressuposto, é claro, de que há o interesse passional/sexual por parte do homem ao iniciar a aproximação que leva ao "friendzoning". Caso não haja atração, não há expectativas de se criar qualquer tipo de relacionamento, e se não há expectativas, não há frustração em se perpetuar uma amizade sem nenhum tipo de conexão passional/sexual. E assim o caso está encerrado.

Mas caso haja esse interesse, existem algumas observações a serem feitas, como por exemplo:

1. Homens sem iniciativa estão fadados á friendzone.

Quando homem e mulher (solteiros) começam a se aproximar e passar mais tempo juntos e a criarem afinidades, eles costumam agir de maneira diferente para elevarem a relação á um próximo nível. A mulher geralmente dá sinais de sua disponibilidade através de comentários e certas atitudes que denotam uma espécie de "sinal verde" para o homem avançar. Logo, espera-se que o homem "avance".
Muitos homens que reclamam de terem sido jogados para escanteio só estão lá por uma questão de timing, poderiam ter conseguido namoradas, ficantes ou sexo caso tivessem dado um passo á frente na hora certa e aproveitado os momentos propícios ao flerte que inevitavelmente permeiam a relação homem-mulher. Homens que não conseguem lidar com a própria insegurança e medo de rejeição serão naturalmente ultrapassados pelos mais seguros, que não necessariamente vão precisar construir a mesma afinidade que os seus predecessores. O que os deixa indignados e com o senso de injustiça cometida por parte da mulher, mas eles se esquecem que...

2. Ser legal e ser atraente são duas coisas diferentes.

Solicitude, compreensão e simpatia são boas qualidades que realmente tornam qualquer relacionamento mais fácil. Mas elas não necessariamente tornam um homem atraente. Muitos deles acham que por estarem dispostos a fazer favores, ouvir e investir tempo e dinheiro em uma mulher irá fazê-los, automaticamente potenciais parceiros, apenas pelo fato de que eles se sentem merecedores dessa posição. Mulheres não são obrigadas a se sentirem atraídas por homens indulgentes ou compreensivos, tampouco tem que compensar simpatia com sexo ou atração física. Ser uma pessoa educada cria nos outros o compromisso social de serem igualmente educados, nada mais. Os fatores que fazem uma mulher se sentir atraída costumam estar em dissonância com toda a insegurança, medo e passividade de um sujeito que não tem coragem de tomar a iniciativa. Mas admito que existem homens que sabem disso e ainda sim foram colocados na friendzone, e alguns desses casos geralmente se dão porque...

3. Nem toda mulher sabe o que quer (e nem toda mulher presta)

Muitas das jornadas que terminam na friendzone são marcadas por conversas onde a mulher passa um tempo considerável enaltecendo as qualidades masculinas citadas no item anterior, muitas vezes comparando o homem com quem confidencia suas mágoas com seus ex-namorados/ficantes/etc... Criando nele uma sensação de que ele é simplesmente o cara perfeito para ela, e que a melhor coisa que ele tem a fazer é tentar levar a amizade á um próximo nível. Admito que todo o homem tem de estar ciente de que ser virtuoso e ser atraente são coisas distintas, mas não posso negar que muitas mulheres usam homens pacientes e solícitos como muletas temporárias que descartarão assim que não forem mais necessários para a manutenção do seu estado emocional. Algumas mulheres fazem isso sem perceber, apenas por medo de sair da zona de conforto onde recebem atenção sem precisar se comprometer, e isso é apenas um efeito colateral da imaturidade ou falta de autonomia emocional. Mas outras calculam o processo de friendzoning com precisão decimal, vêem o homem se apaixonando aos poucos e não dizem nem fazem nada para frear suas expectativas, mesmo sabendo que futuramente não serão correspondidas. Essas são as que não prestam, pois constroem seu ego em cima de frustração alheia. E mesmo que hajam mulheres assim o homem tem que saber, por antecipação, que...

4. Amizade entre homem e mulher não é pra qualquer um

Ainda existem os casos em que o homem cria intimidade com a sincera e honesta intenção de apenas fazer uma nova amiga. Mas com o passar do tempo as afinidades vão os aproximando e paixão brota, deixando-o numa situação complicada de ter que lidar com novos sentimentos de apego que geram ciúmes e saudades. Logo ele tem de tomar a difícil decisão de tentar uma abordagem e arriscar a qualidade da amizade (ou a própria existência da mesma) ou então engolir e suprimir seus sentimentos, tentando fazê-los morrer por inanição. Auto-conhecimento é uma peça chave nas relações humanas e se você é um homem que não consegue separar amizade de atração, tenha consciência dos riscos que o cultivo de uma amizade com mulher pode trazer. Muitos homens se esquecem que boas amigas e namoradas tem, invariavelmente, muitas qualidades em comum, o que exige uma mente madura e sensata para conhecer uma boa amiga e não vê-la como boa namorada.

Com exceção do número 1, tudo que foi citado aqui se aplica igualmente para os dois lados, pois existem casos de mulheres deixadas na friendzone também, amizade entre homens e mulheres solteiros estará sempre sujeita á esse tipo de peculiaridades. Ter uma amizade com uma pessoa e estar envolvido passionalmente/sexualmente com outra é relativamente fácil, mas todos os homens e mulheres deveriam estar plenamente cientes de que quando não é esse o caso, amizade entre pessoas do sexo oposto estará sempre sob a sombra de uma potencial tempestade de sentimentos que nem todos conseguem administrar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário