Procurando algo específico?

sábado, 18 de agosto de 2012

Vento e Calmaria



Algumas vezes nos vemos nos agarrando em nossas crenças com força, como um marujo se agarra ao mastro do navio durante uma forte tempestade. Distorcemos a lógica formal e até ignoramos fatos que estão perante nossos olhos, tudo em prol da nossa crença naquilo que é certo. Durante essas tempestades em que a realidade e a crença batem de frente, nossa força é testada e nossa resistência é aumentada, depois disso vêm os períodos de calmaria onde vamos exercer nossa resiliência e refletir sobre nossas vidas.

E por muitas vezes a realidade bate com tanta força e durante tanto tempo que uma parte de nós começa a se sentir cansada de lutar. A exaustão moral toma conta de nós e começamos a considerar a possibilidade de desistir, de nos deixar levar pela tempestade apenas para relaxar os músculos tensos e doloridos de tanto fazer força. Alguns momentos simplesmente não nos mostram nenhuma possibilidade de melhora, nenhum sinal de que nossos valores nos são vantajosos e somos deixados á mercê do otimismo e da auto-motivação.

Mas existem alguns momentos em que nossas esperanças encontram respaldo na vida prática, alguns raros faróis brilhantes em meio á escuridão da tempestade. Eles vêm restaurar nossas forças e nos lembrar de que nenhuma chuva dura para sempre e que toda jornada é feita de períodos fáceis e difíceis. Estas luzes de esperança vem nos mais diversos formatos, são sinais que nos são dados de tantas maneiras diferentes que pode ser difícil percebê-los. Mas quando isso acontece....

Somos preenchidos com uma indescritível energia, os sentidos que antes estavam nos transmitindo dor e fadiga passam a perceber apenas uma satisfação e inspiração abstratas por se estar aguentando firme, o que antes era "como é difícil estar nesta tempestade" vira "como sou forte por aguentar essa tempestade". Não saímos do lugar, nada mudou na prática, mas nossa percepção da adversidade muda, e para isso basta uma frase de reconhecimento, um sinal, uma luz. Ela será o suficiente para meses de batalha terem valido a pena, ela terá reposto toa a energia que gastamos para sustentarmos nossa crença frente á uma realidade que a desafia. Pois somos assim, vemos o que queremos ver, ouvimos o que queremos ouvir, damos poder áquilo que queremos e nos entorpecemos para o resto.

E quando estamos usando essa habilidade para resistir á adversidades, somos virtualmente invencíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário