Procurando algo específico?

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Mediocridade


Vi na TV muito recentemente que mais de 90% dos brasileiros não comem bem. Não ingerem a quantidade certa de frutas e legumes e comem alimentos muito calóricos. O número não me surpreendeu tanto assim, mas me fez parar para pensar numa coisa.

Como eu já havia dito em falácias lógicas, o fato de muitas pessoas fazerem uma coisa não faz com que esta coisa esteja certa, logo, a dieta do arroz/feijão/carne pode ser comum, mas não é a mais apropriada para uma boa saúde.

Agora vamos imaginar que você também não se alimenta direito. Você não poderia se defender numa discussão dizendo: "mas 90% dos brasileiros tem uma dieta parecida com a minha!". Pois você iria ouvir: "certo, 90% dos brasileiros comem mal e você é um deles." Você não pode se apoiar nos números, ou naquilo que você acha comum para dar uma coisa como certa ou válida.

Dá para perceber que mediocridade é contagiosa, a má alimentação é um hábito social, onde as pessoas que são indisciplinadas com a própria dieta puxam outras para não se sentirem sozinhas. A validade de um hábito pode não estar nos números mas sua força está. Comer bem é muito difícil quando se está cercado de pessoas que comem mal, afinal somo seres sociais.

Agora pense bem, muita gente (não todos os 90%, claro) nem sabe que come mal, muitas dessas pessoas apenas se alimentam da maneira que foram ensinadas a se alimentarem, nunca pararam para pensar em nutrição ou qualidade de vida, nunca se interessaram ou nunca tiveram a oportunidade de se interessar por uma alimentação balanceada. Mesmo assim, a ignorância dessas pessoas não muda o fato de que a alimentação delas é medíocre.

Existe um número muito grandes de coisas que funcionam exatamente como a alimentação do brasileiro. Um número esmagador de pessoas faz ou acredita em algo que não necessariamente esta certo ou é bom, avaliar ações e crenças únicamente pelo número de pessoas que as apóiam é um erro grave, pois mediocridade é exatamente isso, é o "mais-ou-menos" onde a maioria das pessoas se encontra por inércia, preguiça ou ignorância.

Muito cuidado com aquilo que você considera bom, verdadeiro, aceitável ou certo. Você pode estar, sem querer, estacionado na mediocridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário