Procurando algo específico?

sexta-feira, 9 de março de 2012

Cães e pessoas


Não é muito raro ver imagens de animais fofos em redes sociais com pequenas frases como "Seu cão te ama como ninguém" ou "Tenha paciência, tudo que eu tenho é você." e outras campanhas apelativas que fazem questão de destacar o quão incondicional é o amor que seu animal de estimação sente por você, exaltando o altruísmo irracional deles como se animais fossem melhores em demonstrar apego e carinho do que pessoas e consequentemente, melhores merecedores dos mesmos.

Eu discordo.

Cães, assim como muitos outros animais, são biologicamente programados para á submissão á figura de líder, some isso á mente irracional canina e você tem a receita perfeita para a lealdade incondicional. É claro que o cão te respeita, na cabeça dele, se ele não o fizer existe a chance de você simplesmente rasgar a goela dele com suas próprias mãos, a mãe natureza trabalhou a mente de muitos animais dessa maneira: "repeite o líder, se não você está perdido." Existem casos, principalmente entre cachorros pequenos, em que quando o dono chega em casa, ele urina de puro medo. A figura de uma criatura dez vezes maior que ele que pode pegá-lo com as mãos e arremessá-lo como se fosse um boneco é tão imponente quanto assustadora, é normal que a seleção natural tenha favorecido um dispositivo que aumentasse a obediência e submissão nesse caso.

Vejo amantes de animais falando como se cachorros abandonados fossem mais dignos de piedade do que crianças abandonadas, e pessoas vendo humanos morrerem em filmes sem nem piscar mas se encharcando em lágrimas quando um cãozinho quebra a pata, alegando, muitas vezes que pessoas são corruptas, mesquinhas e egoístas. Ao contrário dos nossos amiguinhos caninos que nasceram para nos fazer felizes e não pensam em outra coisa senão alegrar nosso dia. Pensar assim é um equívoco, e dos grandes.

Cães não tem noção de ego ou orgulho porque atingiram um tipo de nirvana espiritual ou porque superaram essas banalidades humanas como guardar rancor ou pensar em si mesmo, não! Cães não tem essas coisas simplesmente porque são burros demais para ter pensamentos tão complexos, simples assim. Eles não são egoístas e rancorosos assim como baratas, águas-vivas e qualquer outro animal que divide este planeta conosco! Qualquer animal irracional é potencialmente mais altruísta que o ser humano, da mesma maneira que qualquer animal irracional também é potencialmente mais violento e propenso a seguir a maior lei da natureza, a lei do mais forte.

Afinal você já deve ter visto cachorros quase se matando só porque um chegou perto da comida do outro, o que não me parece um bom motivo para criaturas tããããão boazinhas e altruístas brigarem, certo? Isso para não mencionar os tristes casos em que nossos amiguinhos de quatro patas matam brutalmente crianças por puro instinto. Mas quando isso acontece, os amantes dos cãezinhos pões a culpa no dono, e dizem: ora não é culpa dele, é o instinto!"
EXATAMENTE! O cão é tão responsável pelo instinto violento quanto pelo instinto de submissão, não tem controle sobre nem um nem outro.

Eu não tenho nada contra cães, acho eles engraçados e divertidos. Mas não são melhores do que nós só por não terem desenvolvido cérebros grandes o suficiente para terem nossos defeitos. O ser humano é capaz de demonstrações de cooperação, sacrifícios e altruísmo de uma maneira muito mais sofisticada que qualquer outro animal na terra e as pessoas parecem não lembrar disso. Falar que cães são melhores do que pessoas, para mim soa como: "essa criatura tem um cérebro pequeno demais para agir que nem um otário, logo ela é melhor que nós."

2 comentários:

  1. Isso é justamente o que eu queria ver escrito sobre esse tema. Obrigada! hahaha ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que os animais são muito mais governados pelo instinto do que nós, mas como saber se é só isso? penso que ainda sabemos muito pouco sobre o assunto.

      Excluir