Procurando algo específico?

quarta-feira, 28 de março de 2012

A fé das pessoas



Fé, por definição, é a convicção sem embasamento. É a crença que não encontra respaldo em fatos, mas sim em sentimentos que, por diversos motivos, causam a profunda necessidade de acreditar. Tão profunda que ela ignora completamente qualquer fator que a refute.

A fé é muito comumente associada com religião, mas as pessoas acreditam em muitas outras coisas sem motivo. Seja por herança cultural ou simplesmente por falta de informação, sabedoria e crença tem seu espaço dentro de todos nós. E existe um motivo para isso.

Temos todos o mesmo impulso inconsciente que nos faz perseguir a felicidade e o bem-estar, e a realidade muitas vezes parece trabalhar contra nós nessa busca, e em momentos de sofrimento e dificuldade, quando todos os fatos estão lhe dizendo "A" mas você quer escutar "B", é nessa hora que a força da fé entra em ação. Ela vem preencher a lacuna deixada pelas nossas decepções com uma eficiência incomparável. Aquilo em que acreditamos (ou queremos acreditar) pode estar em total discordância com a realidade na qual nos encontramos, mas parece que a fé age como uma força invisível que lhe puxa na direção de um objeto que não está lá. Ela é a pura manifestação da sua desesperada vontade de se sentir bem.

E essa força muitas vezes faz você andar num momento em que você está parado. E esse é um dos principais argumentos dos defensores da fé. Que ela é a inegável "muleta universal", em que todos nós vamos inevitavelmente nos apoiar mais cedo ou mais tarde para passar por momentos difíceis. A fé seria como aquele último recurso que nós sempre usaríamos nas horas em que víssemos uma realidade dura demais para ser enfrentada de mãos vazias.

Você com certeza tem crenças, sua criação e experiência com certeza deixou em você marcas que hoje moldam seus sonhos e medos. Existe uma maneira que você acredita que as pessoas deveriam agir, como relacionamentos deveriam ser e como a vida deveria ser vivida. Essas crenças fazem você se decepcionar e se surpreender com as pessoas, fazem você aceitar e desistir de empregos, fazem você preferir companhias de um grupo A em detrimento do grupo B.

Mas acreditar não é fazer. Diversas pessoas usam a crença como válvula de escape em momentos de crise, ou para fazer propaganda de suas virtudes, e certas vezes até para repreender aqueles que não estão de acordo com elas, mas na hora de agir a hipocrisia revela sua face e a pessoa se contradiz. Acredita em A, mas faz B. E isso nos leva á uma outra questão: "no que você acredita?"

A discrepância entre os valores nos quais você deposita sua fé e suas atitudes são um indicador perfeito do quão bom você é como pessoa. Existem jovens que acreditam num conceito lindo e perfeito de amor romântico e eterno, mas suas atitudes mostram que não são capazes de conduzir um relacionamento saudável. Pessoas que tem noções de honra e ética que parecem inexpurgáveis, mas tem ego e falhas como todas as outras. A força da fé é poderosa, e pode fazer você ficar cego para sua própria hipocrisia, e fazer você ignorar os momentos em que viola suas próprias leis por possuir imperfeições que muitas vezes você repudia nos outros. E já sabemos que quando o assunto é fé, não há discussão, não há razão, não ha argumentos. Não existe maneira de executar auto sabotagem com maior maestria do que através de crença mal-aplicada. É errar, acreditando que se está acertando, destruir, sob a convicção de que se está construindo.

Por essa e por outras razões. Muito cuidado com aquilo em que você acredita, muitas pessoas na história da humanidade cometeram atos terríveis movidos por convicções brilhantes.

Um comentário:

  1. mt bom isso ae me ajudou mt aki com o meu trabalho vlw msm ae....

    ResponderExcluir