Procurando algo específico?

segunda-feira, 5 de março de 2012

How I Met Your Mother e o romantismo


Se nunca ouviu falar da série, clique aqui. E não deixe de assistir, pois é muito boa.

Talvez a jogada mais genial de How I Met Your Mother esteja justamente no título. O espectador sabe que Ted encontrará sua cara-metade eventualmente. Portanto, todas as adversidades enfrentadas por ele são justificadas antes mesmo de acontecerem, todo o sofrimento pelo qual ele passará está lá como uma escada rumo á felicidade, e é exatamente esse tipo de pensamento que as pessoas gostam de ter: que toda dor tem uma razão, que nada acontece por acaso, que as decepções nos tornam mais fortes.

Ted é o romântico incurável, um tipo de raça em extinção de homem culto, criativo e divertido. Sua fé inabalável em construir um relacionamento é o que move a grande maioria dos homens até o fim da adolescência. A esperança cega de Ted é como um farol em meio a uma tempestade de conflitos que se desenrolam um atrás do outro na série, reforçando o mito do amor eterno de uma maneira mais moderna e subjetiva. Toda a série é recheada de momentos em que Ted peca pelo excesso, seja de carinho, atenção, cuidado ou expectativa. Mas ele nunca parece pecar pela falta, é como se o protagonista tivesse uma fonte inesgotável de amor para dar, motivado pelo mito do amor romântico. Os momentos de frustração e desistência, ou os momentos em que ele se desvia de seus códigos morais são tão raros quanto curtos, Ted, apesar de ter falhas como ser humano, parece ter sido o personagem feito para casar.

Ao contrário da série Friends, que gira em torno da amizade e relacionamentos ocasionalmente apimentam o desenrolar da série, How I Met Your Mother tem a amizade como um mero plano de fundo, focando nos relacionamentos de Ted como principal tema da maioria dos episódios. Por mais que Ted seja muito feliz com seus amigos, por mais que eles sejam muito próximos e felizes, o roteiro deixa implícito que Ted está incompleto, e apenas o fim da sua jornada em busca do amor da sua vida irá lhe trazer a satisfação que ele precisa. Jornada essa que apenas ele faz na série.

Ou seja, amigos são importantes. Mas você só vai estar completo mesmo quando casar. É difícil uma novela, filme ou série que aborde relacionamentos não passar essa mensagem hoje em dia. Mas How I Met Your Mother o faz com tamanha maestria que muitos acham que é uma série sobre as aventuras românticas de um homem antes de ele se amarrar a uma esposa. Na verdade, praticamente todas as vezes que Ted se relacionam com alguém ele a trata como uma futura esposa e deixa claras as suas expectativas acerca disso. É como se ele estivesse jogando na loteria "não foi dessa vez mas pode ser na próxima...". Em momento algum Ted se vangloria do número de mulheres com quem se envolveu, muito pelo contrário, ele ocasionalmente se mostra frustrado por ainda não ter encontrado a mulher da sua vida. Ao contrário de Two And a Half Men, que exalta a liberdade, masculinidade e virilidade masculinas, How I Met Your Mother sempre coloca a falta de compromisso e a vida de solteiro como coisas vazias e sem cor.

Marshall e Lilly são o casal que representam tudo que Ted mais quer, o objetivo do romântico: um longo e estável relacionamento com uma mulher companheira e fiel. Porém, os
personagens que passam a maior parte da série solteiros sempre parecem estar tentando preencher um vazio emocional com outras coisas. Robin tem medo de se aproximar demais das pessoas e se foca na carreira. Barney se envolve descompromissadamente com várias mulheres como válvula de escape para sua necessidade de validação. É como se os solteiros da série fossem infelizes tentando mascarar sua infelicidade com dispositivos de defesa que nem mesmo eles reconhecem.
Ted é como um centro gravitacional na série que emana romantismo em todas as direções, afetando seus amigos. Não só ele é uma peça se extrema importância no relacionamento de Marshall e Lilly, por sempre os apoiar, como também parece ao longo da série, conseguir "despertar" o lado romântico de Robin e Barney, antes pobres perdidos sem rumo em suas vidas emocionais.

Apesar de ser classificada como uma série de comédia, How I Met Your Mother é praticamente um romance. Ela é o mito do amor romântico em todos os níveis, com Ted Mosby representando o herói que certamente vencerá no final. A esperança dele em sua busca é tudo aquilo que os clichês romântico sempre repetiram e continuarão a repetir: que todo seu sofrimento derá recompensado porque em algum lugar tem alguém procurando por você.

3 comentários:

  1. Ownttttttttttttttt
    adoro o Ted Mosby!
    E adoro o Marshemelow... <3 O Ted é mais pelo romance que ele emana, o carinho, e a fofura.. *o* e o Marshemelow pela questão de ser advogado das causas ambientais... eu acho isso muito legal e tão raro nas pessoas, que adoro ver ele com isso em mente.

    Agora amu a Robin e a Lily ushushsuhsuhsuhs
    e o Barney ushsuhshs =x
    SUIT UP...
    o jeito dele é unico, é aquele amigo no sense que tudo mundo deve ter..
    suhsuhsushushshsuushs menos as mulheres
    kkkkkkkkkkkkkkkk

    Adorei o post. ;D

    ResponderExcluir
  2. adorei sua reflexão sobre "How I met your mother", Choco!! Gostei mesmo. ;)

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkk engraçado como eu acrdito firmemente nisso! xD

    ResponderExcluir