Procurando algo específico?

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Legislação


As lições que a vida nos ensinam muitas vezes ficam gravadas em nós em forma de medos ou intuições que muitas vezes não nos damos o trabalho de entender. Porém, existem pessoas que analisam o porquê de suas alegrias e sofrimentos e transformam o abstrato em concreto. Essas pessoas geralmente formulam leis e códigos morais acerca de como a vida deve ser vivida, para manter um melhor controle sobre a própria felicidade.

Á princípio, esse processo de legislação parece inofensivo, sensato e maduro. Mas uma coisa que o legislador algumas vezes se esquece é que ninguém está acima da lei, nem mesmo aquele que a cria. E a hipocrisia nasce exatamente assim, quando começamos a quebrar as regras que nós mesmos criamos.

A verdade é que se observarmos a sociedade hoje, veremos que leis impedem que muitas coisas ruins aconteçam, mas não necessariamente estimulam as coisas boas. Por exemplo, os pardais de trânsito diminuem o número de acidentes nos locais onde estão instalados, mas de maneira alguma eles estimulam você a ser um motorista consciente, se o fizessem, as pessoas não desacelerariam o carro apenas para evitar a multa. Leis criam o medo da punição por fazer o mal, mas na vida é preciso mais que isso, é preciso estar motivado a fazer o bem.

Muitas pessoas acham que legislar sobre suas vidas sociais e emocionais é a chave para seus problemas. Que se eles forem rígidos com seus códigos, crenças e moral, tudo sempre vai acabar bem e eles sempre estarão caminhando rumo a felicidade. Afinal, tudo aquilo que parece ser destrutivo está proibido por lei.

Mas já falei em outro post que inflexibilidade não costuma ser a melhor opção para se viver uma vida feliz. E haverão momentos em que outras pessoas irão se chocar contra as normas que o legislador criou. A vida é cheia de situações diferentes, de pessoas diferentes com idéias diferentes e mais cedo ou mais tarde, vai haver um momento em que uma lei vai atuar contra o próprio legislador, proibindo-o de se mover em direção á sua felicidade.

Ainda que ele se mantenha fiel á seus princípios, os outros á sua volta não são obrigados a fazer o mesmo. As pessoas só toleram as limitações que elas impões a elas mesmas, não se darão o trabalho de seguir leis das quais não participaram da criação. Por isso, muitas vezes a solidão é um beco sem saída para os legisladores.

Cuidado com a ilusão do poder legislativo, ele pode acabar trabalhando contra você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário