Procurando algo específico?

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Controle


Nosso ego parece estar algumas vezes trabalhando contra nossa felicidade e bem-estar, sabotando a simplicidade da vida com suas necessidades contra-intuitivas. Uma das maneiras mais frequentes desse tipo de sabotagem acontecer é quando seu ego transfere, através da sua necessidade de validação, poder para as mãos alheias.

Muitos livros de auto-ajuda e filosofias espiritualistas dizem que você é o responsável pela sua felicidade, que tudo que as outras pessoas dizem ou fazem deveria ser irrelevante perante seu "eu interior" plenamente realizado.

Mas o ego faz questão de garantir que as coisas não sejam tão simples assim. Ele é como um espião que entrega seus segredos ao inimigo, sabotando suas defesas e diminuindo o poder que você tem sobre seu estado de espírito. Existem muitos níveis diferentes para essa perda de poder, e ela nunca é constante por muito tempo.

Isso é um fenômeno perfeitamente natural, mas que se torna perigoso quando as pessoas percebem que tem poder sobre o modo como você se sente, caso você seja muito vulnerável irá, com o tempo, se transformar numa marionete cujo o propósito é atender as expectativas do controlador, e suas necessidades emocionais serão negligenciadas. A carência, o apego e a noção de posse são as cordas pelas quais os outros irão puxar você para um estado emocional que você não necessariamente gostaria de estar.

É claro que poder nas mãos das pessoas certas causam o efeito contrário. Se umas pessoas tem o poder de te fazer se sentir mal, outras vão te fazer se sentir bem, e identificar essas pessoas é crucial para uma boa manutenção do nosso estado emocional, consequentemente, da nossa vida social. Existem casos em que entregamos de bom grado poder nas mãos alheias para ver se a pessoa usa as metafóricas cordas para nos puxar para cima.

Mas é claro que ninguém quer sofrer, ninguém procura deliberadamente o sofrimento, ninguém pede para se machucar. Sendo assim, ninguém transfere poder sabendo que este será mal usado, sempre que depositamos fé e confiança nas pessoas, é porque esperamos resultados positivos de tal ato. A conclusão é simples: geralmente, as pessoas que tem o maior poder de te machucar são as mesmas que tem a maior poder de fazer você feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário