Procurando algo específico?

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Evolução


Qualquer biólogo que tenha estudado o assunto vai lhe dizer basicamente a mesma coisa: evolução é adaptação. Os organismos que, ao longo da história, conseguiram sobreviver foram justamente aqueles que melhor se adaptaram. A seleção natural estará sempre em desfavor dos inflexíveis, sempre trabalhando como uma força adicional para dificultar a vida daqueles que não se encaixam.

Podemos trazer esse conceito para o convívio social. Imaginemos que você, ao longo da sua vida, solidificou uma opinião sobre música. Se você não se flexibilizar e ouvir outros tipos de música você já esta automaticamente excluído de diversos eventos, festas e shows onde você poderia ter novas experiências. Você é como um animal completamente incapaz de sobreviver fora de um ambiente específico com um clima específico.

Mas o exemplo do gosto musical ainda é fraco, vamos utilizar a metáfora mais profundamente. Seu orgulho, seu ego e sua auto-imagem também podem fazer a seleção natural trabalhar contra você de uma maneira que talvez você nem perceba. A intolerância de um indivíduo e sua capacidade de adaptação são inversamente proporcionais, pois o conflito afasta as pessoas, ninguém gosta de discordância e o atrito social que é criado com a postura inflexível age como um repelente.

As pessoas mais bem aceitas e populares são aquelas que se flexibilizam, se adaptam. São as que conseguem facilmente se comunicar e se divertir com tipos diferentes de pessoas, que sempre consideram as necessidades alheias nas suas ações. Estes são os indivíduos evoluídos, que tem mais chances de sucesso profissional e sentimental, são os que tem "mais chances de sobrevivência" na nossa selva social.

Muito cuidado com conceitos imutáveis e verdades prontas, por mais que algumas pessoas gostem de pensar o contrário, o ser humano é um animal social, e grande parte da sua felicidade será invariavelmente ditada pela maneira como você se relaciona com os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário