Procurando algo específico?

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Auto consciência emocional


É um conceito fácil de entender pela definição, estar ciente de seus próprios sentimentos assim que eles se manifestam é imprescindível para se desenvolver o auto-controle, auto-motivação e empatia, habilidades que formam os pilares da nossa inteligência emocional.

Existem aqueles completamente alheios daquilo que sentem, tão ignorantes acerca dos próprios sentimentos que não percebem quando estão deprimidos, exaltados, tensos ou furiosos. Tampouco percebem o modo como estão demonstrando esses sentimentos, não fazem a mínima ideia da alteração no tom de voz, modo de ver, ouvir, interpretar e responder os outros a sua volta, são cegamente guiados pelas emoções como um cavalo guia uma carroça.

Não se precisa dizer que tais pessoas estão muito suscetíveis ao stress em todas as suas formas. Qualquer sentimento negativo é uma bola de neve que só vai parar quando o estímulo externo que a impulsionou cessar, pois a própria pessoa não tem controle nenhum sobre ela.

Outros, no entanto, parecem cientes daquilo que se passa em seus corações. Conseguem olhar para si mesmos e perceber a maré se agitando dentro de si antes de falar ou tomar uma atitude. Observam os próprios sentimentos desabrocharem dentro de si e são capazes de descrevê-los com clareza, como se fossem uma segunda pessoa separada daquela que sente. Não que essas pessoas não sintam, mas elas conseguem ver seus próprios sentimentos com tal clareza, que seu impacto acaba sendo amortecido pela análise instantânea que eles sofrem.
Os sentimentos negativos são os que mais perdem sua força diante da auto-consciência emocional, que "disseca" a própria negatividade, buscando sua causa. É a pessoa que ao começar a ficar nervosa, automaticamente, diz a si mesma: "estou ficando nervoso." e a partir daí, a mente desmonta o sentimento para o avaliar, chegar a sua causa e medir sua validade, o que quase sempre resulta na perda da força do mesmo.

Claro que entre os extremos, existem variáveis. Há diversos níveis de auto-consciência emocional, umas voltadas para certos sentimentos, outras mais abrangentes, umas que só funcionam sob certas circunstâncias, outras um pouco mais universais, umas são usadas para defesa, outras para manipulação. Mas é certo que ela é o primeiro passo para uma vida mais madura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário