Procurando algo específico?

terça-feira, 15 de junho de 2010

Os tipos religiosos

A maioria da população mundial hoje tem religião declarada. Uns acreditam mais, outros acreditam menos, mas no fim, o mundo é dominado por religiosos. Com o avanço da ciência o ceticismo ganha força e novos adeptos, mas está longe de ter tamanho e força para fazer frente ás mega-supertições coletivas que dominam a maioria das pessoas.

Mas existem tipos e tipos religiosos. Nem todos são iguais, eles variam em graus de fé e devoção ás suas causas. Vou analizar aqui os cinco tipos principais de religiosos, dos mais radicais aos mais flexíveis.

1. 100% religioso. (o fundamentalista)

Esse é o que "vive para a religião". A vida desse tipo de gente segue a risca o livro sagrado e os ensinamentos de sua religião. Esse tipo de pessoa acha que todos os outros que não tem a mesma religião que ele deveriam ser convertidos ou mortos, e, dependendo de onde esse tipo religioso nascer, ele vai até estar disposto a fazê-lo. Se sua religião diz que é certo, é certo. Se diz que não, não é , e ponto. O simples ato de pensar a respeito, de questionar ou duvidar já é uma blasfêmea, um crime e deve ser punido. Não se relaciona com pessoas que não sejam das mesmas crenças que as suas, seja para relacionamentos amorosos, seja para amizade. Vive totalmente imerso dentro de sua crença e não vê nada que não seja ela.

2. 75% religioso. (o crente)

Crente, por definição é "aquele que crê". Esse tipo religioso muito provavelmente herdou a religião dos pais e nunca pensou muito a respeito dela por não ter mente crítica. Vai a igreja, reza e aceita a maioria das regras morais de sua religião como válidas. Reconhece meia dúzia de mitos como sendo ultrapassados, mas ainda considera seu livro sagrado um guia espiritual bom e aceitável. Acha que sua religião é a mais adequada, mas não chega a ser objetivamente agresivo ou violento com pessoas que seguem outras crenças (ou não seguem nenhuma). Apesar disso, se acha moralmente e espiritualmente superior áqueles que não compartilham de sua crença. Como se ele soubesse de algo que os outros não sabem, como se ele estivesse seguindo um caminho moral melhor do que o dos outros.

3. 50% religioso. (a agnóstico)

Uma pessoa agnóstica, por definição, é aquela que não sabe se sabe ou se não sabe. Um tipo de "em cima do muro" que não tem uma religião declarada. (ou se tem não pratica seus ritos a risca). Tem uma centelha de pensamento crítico que a impede de manifestar fé muito fortemente, mas a tendência para acreditar no sobrenatural ainda é forte demais para formar um ateu. Essa pessoa, se pratica ritos, apenas o faz para agradar a família. Não liga muito para religião em si. Qualquer tipo de atividade ritualística que essa pessoa realize, será por causa de uma inclinação pessoal para tal, (yoga, meditação, etc). Neste nível a pessoa já tem mente a mente analítica o suficiente para começar a formular suas próprias teorias á respeito do mundo metafísico. Essas teorias podem ser pedaços adaptados de outras crenças, esoterismo e misticismo, ou adaptações de teorias científicas.

4. 25% religioso. (espiritualista)

O espiritualista apenas acredita no num plano espiritual, e só. Não pratica rituais, não defende causas religiosas nem acredita em mitos, seja lá quais forem. Acredita num plano superior de energia, mas o jeito como ele funciona e porque ele funciona são questões que ele não tenta responder com religião, e sim com livros esotéricos e teorias de física-quântica, aprimorando suas próprias teorias. Geralemte esse tipo tende ao pensamento "new age" (quem somos nós, o segredo, etc) são pessoas, flexíveis que tendem a ter um conhecimento acumulativo por causa de sua curiosidade. Não mudam seu jeito de viver nem tem limitações morais ou de pensamento por causa das suas crenças. Separam uma coisa da outra e vivem uma vida sem influência forte do pensamento religioso (na prática).

5.0% religioso. (cético)

Bem, este não é exatamente o que poderíamos chamar de "tipo religioso". O cético é racional, materialista e pratico. Só acredita perante provas concretas. Qualquer tipo de idéia ou pensamento sobre o sobrenatural não passa de teoria, que, por definição, não prova nada. O cético é adepto do pensamento científico e não acredita em nenhum tipo de mito, milagre ou superstição (isso inclui astrologia, quiromancia, numerologia, etc).

Tem uma visão crítica e cética do mundo, as teorias se adaptam aos fatos, nunca o contrário. A vida religiosa ou espiritual não tem absolutamente nenhuma influência na vida prática desse tipo de pessoa.

E você, qual é o seu tipo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário