Procurando algo específico?

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Dilemas da paixão VII


Depois que conseguimos a conquista, depois que nos estabelecemos emocionalmente, ficamos mais confortáveis, mais acomodados e mais felizes.

Mas não dura muito tempo.

O processo de tentar ou não tentar, se arriscar ou se poupar é apenas um dos dilemas da paixão. Há muitas outras dúvidas pairando sobre o mundo dos sentimentos. Um deles é o da segurança versus liberdade.

A segurança sentimental tem um preço, a comodidade da garantia da doação de sentimentos alheios não vem desacompanhada. O preço a se pagar pelo conforto e a certeza e parte da liberdade.

Funciona assim. Se você é uma pessoa que precisa se sentir seguro constantemente, precisa de demonstrações de apego e afeto com frequência e não consegue se manter emocionalmente sem a garantia absoluta de que a outra pessoa está apegada, submissa e ligada á você, você vai perdurar em relacionamentos onde a outra pessoa está muito mais apegada á você do que você á ela, onde a "vantagem sentimental" é sua. A outra pessoa é mais apaixonada, mas apegada, mais submissa e dependente, isso te da um certo controle da relação, mas tira sua liberdade, pois dependência vem com ciúmes, e ciúmes vem com cobrança e insegurança constantes.

Porém, se a outra pessoa for pouco apegada á você, independente e pouco submissa, você não vai se sentir seguro, consequentemente, o inseguro será você, que teria toda a liberdade do mundo (pois a outra pessoa não depende de você e te deixará livre), mas você mesmo se prende aos seus sentimentos de dependência e o jogo vira. Você vive inseguro, com medos, receios e agonias a cada vez que você vê a possibilidade de perder a pessoa amada.

Há pessoas que não precisam de muita segurança, há pessoas que precisam. De vez em quando os papéis se encaixam razoavelmente bem, mas muitas vezes não. O que é melhor receber?

Mimos e carinho constantemente ou uma leve indiferença misturada com liderança e força?

Grude constante ou uma pulguinha atrás da orelha cada vez que a pessoa sair sozinha?

Liberdade ou segurança?

Muitos votariam por um meio termo, mas assim como tudo no mundo, equilíbrio é algo difícil de se atingir, requer altruísmo morte do ego e todos os seus derivados, como orgulho. Como pedir por parceiros e parceiras equilibradas se você mesmo tem suas tendências falhas?

O que você espera é alguém perfeitamente moldado e adaptado ás suas falhas?
O grau de compreensão, concessão e maturidade que você cobra é igual ao que você tem?
Aquilo que você acha que quer condiz exatamente com aquilo que você realmente precisa?

Liberdade e segurança, em que medida você precisa desses dois opostos?

Um comentário:

  1. Nhaaa... quero ver qndo eu entrar nesse dilemaa tbm... acho qe eh por esse e muitos(ou todos) os outros qe eu fico naaquela de "Quero ficar só...Mas comigo só não é possivel..."...dileeemas!


    Como sempre... adoorando a maneira como vc expoe tuudo o qe toodos nós passamos contantemente!

    ResponderExcluir