Procurando algo específico?

sábado, 12 de junho de 2010

Metáfora II

Imagine que a maioria das pessoas pensam o seguinte: há pessoas que cantam bem e pessoas que não cantam. Existem os que nasceram para cantar e os que, infelizmente, nunca serão bons cantores, e ponto.

Mas aí algumas pessoas começam a estudar o processo de cantar. Começam a entender o que acontece com sua garganta quando você canta. Prestam atenção na fisiologia da voz e começam a analizar o modo que ela funciona. E assim vão descobrindo manhas truques, técnicas e métodos para cantar melhor.
Essas técnicas, quando muito bem desenvolvidas e treinadas, podem fazer com que cantores cantem melhor, e ainda mais. Pode fazer com que uma pessoa leiga seja uma boa cantora com prática e exercício.

Mas aí chega alguém e fala: Duvido, ninguém nunca vai superar um cantor nato.
Ser cantor nato não existe. Existem pessoas mais pré-dispostas a desenvolver as habilidades necessárias para o canto. Existem pessoas que tem mais facilidade para assimilar as técnicas que se usa para cantar, mas não existe um cantor nato. E uma pessoa sem nenhuma habilidade pode SIM superar uma pessoa que tem pré-disposição através do treino, da perseverança e da disciplina.

E aí chega outro tipo de pessoa e diz: Mas treinar todo mundo treina! Decorar técnicas eu também consigo. Aí não vale, qualquer um pode fazer isso.

Exatamente, qualquer um pode, é só treinar. Por que você acha que uma pessoa que canta razoavelmente bem tem mais mérito do que a pessoa que treinou para chegar onde está? É exatamente o oposto! O treino a disciplina, o conhecimento é que detém o mérito. Quem canta naturalmente não tem mérito nenhum, pois não se esforçou para chegar onde chegou.
E mesmo assim, ninguém chega a maestria sem treino e disciplina. Mesmo que você seja muito afinado, não será um cantor profissional se não aprender as técnicas necessárias para tal.

Aí chega mais um tipo de pessoa e fala: "Ah, mas aí não é natural. A pessoa está usando uma tonaleda de técnicas de projeção vocal e respiração para fazer aquilo no palco, aposto que normalmente ela não fala daquele jeito..."

É claro que não! Qualquer cantor sabe que se subir ao palco e cantar sem usar suas técnicas, ele não vai impressionar ninguém, ele não vai fazer sucesso, simplesmente porque vão achar sua voz fraca e feia. Existe uma fórmula para se cantar bem. Ele sabe que tem que praticar as técnicas, interiorizá-las até o momento em que, sempre que ele for cantar, elas fiquem naturais. Todos os bons cantores que você conhece usam técnicas de canto, TODOS.
Se você acha um cantor bom é porque ele tem técnicas, treinou essas técnicas e sabe aplicá-las. Não existe um cantor que simplesmente sobe no palco, canta apenas usando o "feeling" e pronto, é um exímio cantor. ISSO NÃO EXISTE.
Existem cantores medianos que fazem isso, mas esses são os medianos. Pode ter certeza absoluta que 100% dos BONS cantores, dos mestres, dos maiores e dos melhores treinaram técnicas, combinaram teoria e prática e, com disciplina e treino, atingiram a excelência naquilo que fazem. Nem todos tiveram os mesmos professores, nem todos seguiram a mesma metodologia de aprendizado, nem todos tem o mesmo estilo, mas as técnicas de projeção e respiração são as mesmas para todos.

Aí chega mais um tipo de pessoa e fala: "Ah, mas se eu fosse cantor, cantaria do meu jeito, sem técnicas nem métodos, por que aí, eu poderia até não fazer sucesso, mas só as pessoas que "realmente" gostassem da minha voz do jeito que ela é que assistiriam aos meus shows."

Bem se você aguentar o vexame de ser vaiado pela esmagadora maioria das pessoas (que gostam de vozes bonitas) toda vez que subir num palco, então tudo bem, faça isso. Mas sua auto-confiança tem que ser de aço. AH, não se esqueça também que nenhum investidor, empresário ou banda vai querer trabalhar com você, afinal, você é um "espanta-público". Logo você terá pouca ou nenhuma propaganda, o que vai fazer com que seja muito mais difícil encontrar esse seu público excêntrico que gosta apenas do seu tipo de voz.
Mas o pior nessa postura do "canto-do-meu-jeito-quem-gostar-gostou" é que as pessoas que forem ao seu show e não gostarem (e essa será a maioria) vão falar para outras pessoas que você canta mal, para que elas não gastem dinheiro com você. E uma das pessoas que até gostaria do seu jeito de cantar pode estar entre essas pessoas que ouviu uma propaganda negativa. E então, pronto, seu tiro sai pela culatra. O público que você quer atrair (que é minoria) é influenciado pela enorme maioria que não gosta de você, pois as pessoas conversam. E isso é um efeito acumulativo, sua má fama está fadada a se espalhar rápido para o ouvido dos seus potenciais fãs.

E então, vem mais uma objeção. A pessoa que diz: "Ah mas eu gosto de pessoas que cantam sem técnicas. Gosto de naturalidade, pra mim esse negócio de técnica não funciona."
Confie em mim, funciona, cantar é um processo que foi analizado até seu âmago. Durante anos e anos muitos especialistas muito mais inteligentes que você que estudaram como e porque uma bela voz é bela. Eles estudaram o efeito que isso tem no nosso cérebro e como nossos ouvidos interpretam os sons para descobrir essa técnicas. O que você diz ser "natural" é apenas um cantor auto-didata, que acabou por ter pré-disposição para assimilar uma quantidade razoável de técnicas sozinho, mas só porque ele não leu e aprendeu essas técnicas racionalmente, isso não que dizer que ele não as utilize. E volto a repetir, ele pode até ser bom na sua concepção pessoal, mas isso não quer dizer que ele faça sucesso e seja realmente um bom cantor.

Bem, no fim das contas, sucesso depende de técnica. Sem técnica, treino e perseverança, não se atinge a maestria. Não se vai do leigo ao mestre apenas vivendo. É preciso estudar e praticar caso se almeje a excelência em alguma atividade seja ela qual for. Quem simplesmente acha que cantar é tudo uma questão de feeling, e que existem bons e maus cantores simplesmente por que eles são assim, tem muito o que estudar. Muito mesmo.

3 comentários: