Procurando algo específico?

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Ser homem


É consativo, é complicado e é estressante. Me dá um pouco de vontade de rir quando mulheres dizem que é difícil ser mulher. Elas tem uma vida social tão fácil, mas outras pessoas já discorreram sobre esse assunto e estou aqui para falar de desafios de verdade.

O que é ser homem hoje em dia? Viadagem virou metrossexualismo e qualquer comportamento ou opinião conservador é taxado de machista, ogro, retrógado e opressor. Então como construir uma identidade masculina? Quais são as peças que precisamos reunir para formar um homem de verdade?

Bem, a cada ano que passa a resposta para essa pergunta parece estar mais longe, mas acredito que há certas coisas que todo homem deve procurar desenvolver em si para se chamar de macho.

1. Autônomo
A autonomia financeira deve ser conquistada assim que possível, claro, e é por isso mesmo que um moleque de 15 anos ainda não é um homem de verdade. Mas mesmo assim autonomia financeira é só metade da necessária para ser um homem, se você tem dinheiro mas não consegue trocar o pneu de um carro ou bater um prego na parede e precisa que outros homens façam isso por você, está pecando na sua masculinidade. Existem coisas que qualquer idiota consegue fazer, faça essas coisas.
2. Inteligente
Não adianta só músculos (ok, adianta um pouquinho), mas se você quiser estar á altura dos melhores e das melhores é preciso ser inteligente. E isso não significa ser uma biblioteca ambulante e ter toneladas de conhecimento acumulado. Ser inteligente é saber usar bem o conhecimento que se tem. É saber a hora de calar a boca e a hora de falar. E, principalmente, saber escolher bem as palavras. O homem inteligente tem tato e não vomita conhecimento a torto e a direita, ele sabe ouvir.

3. Forte
Porte físico é o de menos, um homem de verdade é mais forte que seus sentimentos, que seus medos e que suas necessidades emocionais. Ele conserva a razão acima da emoção, pois ele é o farol, o guia do relacionamento. Ele é uma rocha e sentimentos próprios ou alheios são apenas ondas fracas quebrando nela, sem movê-la. Saber conservar a razão é a principal característica de um homem, homem emotivo não é homem de verdade.

4. Justo
É errado abusar dos mais fracos. E não estou falando só de mulheres. Violência contra indefesos (seja física, seja psicológica) é covardia e totalemte desnecessário para um homem de verdade. Afinal, esta não precisa descarregar raiva (pois é forte), conseguir atenção (pois é autônomo), ou disputar com outros (pois é inteligente). O homem justo é o bom líder, que recompensa os bons com sua lealdade, e os maus com sua INDIFERENÇA.

Difícil né? Mas quem disse que é fácil ser homem? Modelos ideais são apenas referências, claro. Mas atingir 1/5 disso tudo que eu falei já é um puta desafio. É uma pena saber que hoje poucos são assim e que por causas do nosso descaso com nossa masculinidade, temos nossa parcela de culpa nesse ciclo vicioso de ódio cego em relacionamentos, onde mulheres e homens descontam uns nos outros suas raivas e frustrações infantis.

Poucos são os que reconhecem que seus problemas são só seus e de mais ninguém,
Poucos reconhecem que pisar nos outros é simplesmente errado, não importa o motivo nem a circusntância,
Poucos reconhecem que valentia e olhar para o próprio medo e enfrentá-lo com peito aberto,
Poucos sabem que força é a combinação de flexibilidade com resistência,
Poucos sabem o que é ser um homem de verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário