Procurando algo específico?

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Tradição

Vivemos hoje numa sociedade onde "ser moderno" significa aceitar promiscuidade com naturalidade, ter preferências sexuais exóticas e ignorar por completo tudo o que diz respeito a estrutura familiar e papéis definidos dentro de relacionamentos.

A exigência por flexibilidade vem aumentando cada vez mais e a cada ano que passa, mais um pensamento que parecia bom para nos ajudar a organizar nossas vidas se torna antigo e ultrapassado. O grito das novas gerações por liberdade está ficando cada vez mais forte e vindo cada vez mais cedo. E deixando os mais velhos com cada vez mais dor de cabeça.

Apesar de ser um adepto da liberdade de pensamento e de expressão, acredito que alguns aspectos da tradição podem nos ser úteis, quem já leu Confúcio sabe que os rituais da tradição ajudam a manter a sociedade organizada, desenvolvem disciplina e evitam guerras civís e crimes.

Bem, eu (em parte) discordo dele.

Não é a a tradição em si que mantem a ordem, mas o valor nela contido. O problema de hoje não é a falta de tradição, é a falta de clareza quanto aos valores. O que é ser um homem de respeito? O que é ser uma mulher de respeito? O que é ser uma pessoa de valor? Como hoje em dia tudo é relativo e flexível esses conceitos vão se diluindo, primeiro perdemos os ritos de passagem, depois, perdemos os papéis definidos, então, aos poucos todo o nosso conceito vai ficando muito vago e a mercê das novas modas de pensamento que pegam de uma hora para outra.

Recentemente, fui chamado para apresentar-me formalmente aos pais da minha nova namorada e conversar com eles sobre minhas intenções. Á princípio parece uma coisa inútil para a maioria dos jovens que vê isso hoje, mas esse é um exemplo de tradição positiva. A "intimação" não é feita com o intuito de definir se eu vou namorá-la ou não, é com o intuito de mostrar á mim que ela é uma menina de família, que eles estão prestando atenção na vida dela como bons pais que são e que se preocupam com o que acontece com ela e querem estar á par das escolhas que a filha faz para a vida.

Mas parece que hoje em dia a maioria dos jovens tem uma aversão automática á tradição e isso, ao meu ver, está ficando cada vez pior. Não sabem mais o que é ter valor, o que é ter respeito. Esses conceitos estão ficando mais e mais vagos. Neste ponto confúcio acerta, a falta dos rituais dificulta o esclarecimento dos valores. Se você não tem que esperar os mais velhos sentarem antes de comer, se você não tem que conversar com os pais da sua namorada, se você não precisa demonstrar respeito em momento algum, como vai aprender a tê-lo?

Os valores se refletem nas atitudes, e nossa neurose por igualdade e liberdade esta aos poucos corroendo aquilo que deu certo por milhares de anos. Resta saber quais valores nós ainda vamos ser capazes de passar para nossos filhos, sem que eles olhem torto para nós e digam:

"isso é coisa do passado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário