Procurando algo específico?

terça-feira, 20 de julho de 2010

Tempo e espaço

Este é um post que tem relação com as idéias de Einstein e física quântica. É algo simples que todos nós já experimentamos na vida.

É sobre a nossa percepção de tempo e espaço, e as mudanças que ela pode sofrer.

Segundo Einstein tudo é relativo, e com isso a maioria de nós já concorda. 50 anos é pouco tempo na história da humanidade, mas na vida de uma pessoa isso é muita coisa. 60km/h é uma velocidade absurdamente baixa para um avião, mas para um carro é perfeitamente normal.

Emfim, toda a noção de tempo e espaço (grandezas em geral), está construída com base em comparações entre elementos existentes no nosso mundo, como já mencionei em textos sobre taoísmo, sabemos o que é uma coisa apenas em comparação com seu oposto.

A maioria das pessoas tem idéias parecidas sobre tempo e espaço, porque todos vivemos num mesmo mundo, onde as noções de tempo e espaço são parecidas, um dia é um dia, um ano é um ano, dez metros são dez metros e um kilômetro é um kilômetro.

Mas o homem não é uma máquina racionalmente imparcial, nossa percepção da realidade está sujeita á deformações e transformações casadas por eles, os tão instáveis e famosos...

...sentimentos.

Vinte minutos pode ser um tempo razoavelmente curto para se esperar na fila de um banco para pagar as contas sob condições normais, mas é uma eternidade para quem está atrasado para uma entrevista de emprego.

Quanto maior a pressa, mais lentamente o tempo passará.

Uma ligação que demorou uma hora a mais para ser feita não causa efeito se a pessoa que ligou era seu chefe, um colega marcando alguma coisa para o final de semana seguinte ou alguma empresa te oferecendo cartões de crédito. Mas imagine esperar por uma hora uma ligação de alguém por quem você é sentimentalmente apegado.

Quanto maior a paixão, mais lentamente o tempo passará.

Um metro e meio de distância de uma pessoa que você não gosta parecem centímetros, mas quando se trata de alguém que se ama, um metro e meio parece muita coisa.

Quanto maior o sentimento positivo, maior parece a distância.
Quanto maior o sentimento negativo, menor parece a distância.

Não percebemos o tempo e o espaço de maneira linear. Essa noção se distorce violentamente junto com nossos vertiginosos sentimentos. Quando estamos nos divertindo, o tempo parece voar, quando não, parece se arrastar.

E a principal fonte de emoções da nossa vida são nossos relacionamentos. A matriz da paixão e da grande maioria das emoções que regem nosso dia-a-dia. É nos relacionamentos que nossa noção de tempo e espaço praticamente se dobra.

Tempo longe da pessoa amada passa mais devagar, tempo perto, mais depressa.
Tempo em que se espera ligações passa lentamente, o tempo das ligações, passa rápido.
Todo e qualquer espaço entre você e a pessoa já é espaço excedente, nunca se está próximo demais.

O curioso sobre percepção da realidade é que quanto mais a ciência avança, mais ela parece ser relativa. Já está provado que nossas emoções influenciam nossa saúde e que o meio que vivemos molda grande parte do nosso caráter. Se você levar isso em consideração não estamos apenas percebendo o mundo cada um a sua maneira, estamos absorvendo, vivendo, assimilando o mundo de maneiras divergentes.

O que é um metro?
O que é um minuto?

Para o apaixonado essas medidas estão diretamente relacionadas com a pessoa amada, que parece também tem uma força gravitacional em si que puxa o apaixonado para junto dela. Se ele não fizer nenhum esforço, agir no automático, irá, por inércia, se aproximar da pessoa amada. Assim como temos tendência a nos afastar daquilo que repudiamos. Até movimento é algo relativo.

E você, como você percebe o tempo e o espaço a sua volta? O quão distorcida sua percepção está? Qual a hora que passa mais devagar? E a que passa mais rápido? O que parece estar mais longe, e o que precisa estar perto o tempo todo?

Como você sente o mundo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário