Procurando algo específico?

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Metáfora V


Ganhar na loteria é difícil, isso todo mundo sabe. As probabilidades de se ganhar na loteria são tão remotas, mas tão remotas, que a maioria das pessoas considera impossível. Com isso já desistem de apostar, pensando nas gigantescas probabilidades de não saírem vencedoras.

Mas assim como todos concordam que ser sorteado é muito difícil, todos também concordam com uma outra verdade óbvia, mas pouco observada: só ganha quem joga. Pode parecer simples, mas as pessoas se esquecem disso, se apegam á pequena quantia que seria gasta na aposta com medo de perdê-la e não notam que ela não se compara com o prêmio em termos de grandeza, não notam que o dinheiro posto naquela aposta pode ser facilmente substituido e não fará falta futuramente.

É claro que, como em todo jogo que se preze, quanto mais você aposta, mais chances tem de ganhar, e quanto mais chances tem de ganhar, maiores serão suas expectativas na vitória, quanto maiores essas expectativas, maior será sua felicidade ao ganhar ou sua frustração ao perder. Parece um dilema, e é mesmo, mas só porque é um dilema não quer dizer que seja inescapável.

Quem prefere viver na dúvida, no conforto da ilusão intocada, na inércia da inação para não ver ofracasso da ação, deve segurar seu dinheiro e investir numa poupança, quem tem a necessidade mórbida por segurança acima de qualquer perspectiva de felicidade deve se resguardar. Mas aqueles que querem viver o momento, aproveitar o agora da vida e botar em prática o carpe diem, devem apostar, pois a dúvida irá corroê-los de dentro para fora depois de um sorteio em que eles se recusaram a apostar. O "será que eu venceria?" pode ser muito mais destrutivo emocionalmente do que o "que pena que eu perdi" para esse tipo de pessoa.

Se você perde, sempre pode se recuperar financeiramente e apostar no próximo prêmio acumulado. Talvez fique um pouco desiludido, talvez você não tenha ganho por pouco, mas sempre há uma próxima vez. Talvez nessa próxima vez você fique relutante em apostar, e comece a apostar quantias menores por medo de perder mais dinheiro inutilmente, mas no fundo sabe que não é tão inútil assim, afinal, por uma simples questão de estatística, quanto mais você joga, mais chances tem de ganhar. Mesmo que perca diversas vezes, você está sempre chegando perto da vitória, o problema é que não é assim que a maioria das pessoas se sente quando perde.

Mas se você ganha, ahhhhhh se você ganha...é como um sonho se realizando, todas as suas expectativas de repente enconram respaldo na realidade. Você olha seus números e vê que são exatamente os mesmos do sorteio, a sincronia é perfeita, nenhuma unidade diferente, o que você tem com você e o que tem do lado de lá tem uma correspondência direta e exata. Você vai vibrar e pular de alegria e até se questionar se escolher aqueles números foi realmente uma questão de pura sorte. Afinal seus números poderiam ser outros, os números do serteio poderiam ser outros, você poderia ter escolhido esses números num sorteio anterior, ou deixado alguém marcar para você, você poderia ter desistido de jogar, ou outra pessoa poderia ter ganho com você.

Mas não, o universo parece ter conspirado com perfeição para que você fosse o felizardo. Você não entende como funciona, você fica boquiaberto em perceber o quão sortudo você é, e daí pra frente, se você administrar seu prêmio bem, sua vida se transforma...

...pra melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário