Procurando algo específico?

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Efeito borboleta


Você troca olhares com aquela pessoa e, num primeiro momento, você não pensa muita coisa, no máximo um: "que pessoa bonita/legal". Talvez você até não pense nada, mas isso até a hora em que vocês começam a conversar, talvez as outras pessoas presentes saíram e só sobrou vocês, talvez um dos dois tenha comentado um assunto que é do interesse do outro. Emfim, nessa conversa, você se empolga e descobre que gosta de conversar com aqula pessoa e gosta da companhia dela.

É aí que começa. A empatia que você sente logo começa a se transformar em pensamento: "será?"
Você começa a ser invadido por "serás", um atrás do outro. Algumas pessoas ficam nos mais simples, como: será que ficaria comigo? Será que beija bem? Será que esta pessoa já está comprometida?"
mas se você for mais sentimental e emocionalmente suscetível, você irá um pouco mais além, tipo: Será que agente combina? Será que um namoro daria certo? Será que essa é a pessoa certa pra mim?

E a partir desses "serás", se você for uma pessoa emocionalemnte insegura acaba de se dar mal, porque você vai ter que contar com a serte dessa pessoa também estar interessada em você e ter a iniciativa da abordagem. Se a pessoa tiver essa iniciativa, torça para que ela esteja tão interessada em você quanto você nela, pois se esse for o caso um relacionamento pode se iniciar. Caso não se inicia seu sofirmento vai corresponder exatamente ao tamanho das expectativas que você teve com essa pessoa.

Existe também a possibilidade de você não ser uam pessoa emocionalmente insegura, sente caso sorte sua. Você vai começar a fazer brincadeiras, mandar indiretas e sondar a reação da outra pessoa. Caso ela não corresponda, a fila anda e a vida continua. Caso ela corresponda, começa o jogo, uma brincadeira de gato e rato que pode culminar numa decepção ou num relacionamento.

Caso isso aconteça, você vai ter a impressão de que a pessoa está mudando com o passar do tempo, mas é só impressão sua, a pessoa não está mudando, ela sempre foi daquele jeito, você é que não conhecia ela direito. Com isso você se decepciona um pouco e duas coisas podem acontecer: a decepção e o stress com o jeito de ser da pessoa estão num nível perfeitamente tolerável, neste caso, as chances de um casamento são grandes. Mas caso não sejam toleráveis, as brigas, o stress e a infelicidade vão se acumular até a hora em que não haja outra opção senão o término.

Depois disso, o grau de dependência e idolatria que você tinha da pessoa vai determinar a intensidade do seu sofrimento, e o seu grau de maturidade vai determinar durante quanto tempo você vai sofrer. Seu ego e sua carência também vão ditar se você vai buscar relacionamentos superficiais para tentar inutilmente tapar o buraco deixado pelo seu companheiro.

E depois de um tempo você volta ao normal, mais experiente, mais cauteloso e mais esperto.

Até que num desses dias, você sai com seus amigos e encontra uma pessoa. Você troca olhares com aquela pessoa e num primeiro momento, você não pensa muita coisa, no máximo um "que pessoa bonita/legal"....

...

...

...mas ái você se lembra do tanto que se machucou da última vez e decide não pensar mais nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário