Procurando algo específico?

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Injustiças


Imagine que você está andando na rua, tranquilo e despreocupado, quando dois policiais passam por você e te olham. Você olha de volta por alguns instantes e continua andando, afinal você não deve nada a ninguém. Mas então os policiais param de andar e começar a te encarar, você se sente desconfortável, mas sabe que não fez nada entõa segue com sua caminhada. Até que eles se dirigem até você e param na sua frente, olhando com cara de poucos amigos. "Algo errado?" Você pergunta, mas eles não respondem. Assim que você pergunta pela segunda vez, eles anunciam a prisão. Você vai para a cadeia sem saber o que fez. Lá, você aguarda julgamento e pergunta para todas as pessoas que podem te ouvir por que você está sendo preso, mas não adianta, ninguém te diz.

O dia do julgamento chega e você pede apenas uma coisa ao juíz: "Me diga o que fiz, me diga por que isso está acontecendo. Há algo que eu possa fazer?" Você pensa que você pode ter cometido algum crime mas não se lembra, você pensa que pode ter havido um mal entendido que você teria toda a paciência do mundo para explicar, você pensa que o juiz poderia negociar com você, mas ele responde friamente: "Não." E bate o martelo. Caso encerrado. Não há apelação para instâncias superiores ou recursos. E você nem sabe o porquê.

É altamente provável que você não ache uma coisa dessas justa. Mas isso foi uma mera representação metafórica do que é guardar problemas para si num relacionamento. Parace até exagero, mas como eu já mencionei em outro post, as concessões que são feitas num relacionamento são enganosas e precisam de auto conhecimento para serem feitas de maneira saudável. É muito comum PENSAR que se está fazendo uma concessão, PENSAR que está tudo bem, PENSAR que é melhor não falar, quando na verdade você está acumulando uma bola de neve dentro de você. Sem perceber, você está envenenando seu próprio relacionamento.

Não compartilhar problemas e deixar eles estourarem é uma injustiça com a pessoa que está relacionando com você, pois se ela desconhece o problema, como poderia ajudar na solução? Cada omissão num relacionamento é uma injustiça cometida com o outro. Cada vez que você silencia diante da adversidade, está sentenciando o outro a enfrentar um problema que ele nem sabe que está ali. As coisas vão acontecendo, você está crente de que pode aguentar sozinho, ou que aquilo é uma bobagem que não vale a pena ser falada, quando na verade você está abrindo as portas para um inimigo entrar, e olha que as portas que você está abrindo são de um abrigo que não é só seu.

A partir do momento que você omite, assume a responsabilidade de não deixar que a adversidade tome proporções grandes o suficiente para te machucar ou machucar o outro. Um problema não compartilhado é um problema seu (considerando que o outro sempre se mostre disposto a ouvir). Pense bem, se eu não conto aos outros que que estou mal, estou apostando na percepção e insistência alheia para obter ajuda. Seria muito mais simples "pedir" por ajuda, certo? Afinal, existem pessoas ali pra isso, como amigos família e, é claro, a própria pessoa que está se relacionando com você. Deixar um segredo seu crescer até prejudicar corações alheios não é só injusto, chega a ser cruel.

É como descobrir que a poluição está aumentando, não dizer nada a respeito, e quando alguma catástrofe global acontecer, reclamar e culpar os poluidores. É como observar os erros da execução de um passo de dança, se calar a respeito e depois acusar o dançarino de imperícia. É sentir as infelicidade e insatisfações de alguma disfunção no relacionamento, não dizer nada a respeito e quando o relacionamento entrar em colapso, num ponto sem retorno, apontar o dedo para erros alheios.

É simplesmente injusto.

Todos tem direito de defesa, todos tem direito de saber por quais crimes estão sendo julgados, todos tem direito de saber de um problema que lhes afeta, antes que ele tome proporções grandes demais. Num relacionamento, nenhum problema é só seu, pelo simples fato de que metade do relacionamento depende do seu estado emocional, não importa qual seja a origem do problema, pois na vida as coisas se somam. Você não tem uma cota de paciência e tolerância para trabalho, outra para relacionamento e outra para família, a paciência que você possui é uma só, as emoções que você sente estão todas no mesmo balde no final das contas.

Considerando que 50% do andamento da relação depende de como você está lidando com adversidades, é de se esperar que estas sejam sempre compartilhadas, pois o relacionamento não é só seu, é do outro também. Deixe o orgulho e os medos de lado, a humildade é a marca das pessoas grandes.

Injustiças acontecem sempre que há falta de diálogo, por mais solícito que um dos integrantes do relacionamento seja, por mais tolerância que haja, a falta de conversa abre portas para as bolas de neve descerem montanha abaixo e esmagarem qualquer pobre desavisado que nem sabia que havia neve montanha acima.

Converse, se abra e acima de tudo, seja justo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário