Procurando algo específico?

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Metáforas XIV


Imagine que você descobre relativamente cedo que gosta de desempenhar uma certa atividade, e se especializa nela. Aos poucos você vai fazendo cursos específicos, assiste seminários e dedica uma grande parte de seu tempo no aperfeiçoamento das habilidades que são necessárias para o desempenho da atividade. Você começa a se envolver tanto naquilo que até parte da sua auto-imagem fica atrelada á ela, parte de quem você é se tornou aquilo que você faz de melhor, fazendo com que você sempre busque perfeição no seu desempenho, e seja mais duro consigo mesmo perante falhas. Logo, sua dedicação começa a render frutos e algumas pessoas começam a notar que você é bom naquilo que faz, percebem a paixão nos seus olhos quando você fala daquilo, percebem todo o conhecimento que você tem que te faz um bom profissional, percebem que tudo que você diz e faz realmente condiz com a eficiência que elas desejariam ver numa pessoa que desempenha aquele papel.

Então, mais cedo ou mais tarde, uma dessas pessoas te chama para trabalhar numa pequena empresa, você, empolgado, aceita. Começa seu trabalho com o maior sorriso dom mundo no rosto e não falta um dia de trabalho. Faz tudo o que tem que ser feito e um pouco mais, cobrindo falhas de outras pessoas que estão ali trabalhando com você e sempre sendo humilde em relação ao seu nível profissional. E continua assim durante um certo tempo.

Até que chega um dia que você começa a notar que está recebendo o mesmo salário das pessoas menos dedicadas que você, você percebe que não está tendo dias de folga adicionais referentes as horas extras que você trabalha, você percebe que produz muito mais do que um funcionário normal produziria e não esta sendo reconhecido por isso. Você se cala, lembra-se de que deve ser humilde, mas ainda continua com uma pulga atrás da orelha, que dá um comichão toda vez que sai seu salário, toda vez que você entra pela porta e espera em vão seu chefe lhe chamar para falar sobre um aumento ou uma promoção que nunca vem.

Você se esquece que aumento e promoção não são obrigações do chefe, e sim recompensas que ele dá a quem quiser. Nenhuma lei o obriga a reconhecer o seu esforço e é por isso que o máximo que você pode fazer é pedir, pois em contrapartida nenhuma lei obriga você a ser um bom profissinal. Você vai a sala do chefe e conversa, mas não adianta, você não será promovido, muito menos ganhará mais, e ele ainda te diz que se você faz hora extra, é porque quer, pois ele não pediu.

Você fica indignado! Pensou que o melhor a se fazer era justamente fazer de tudo sem o chefe ter que se dar o trabalho de pedir, pensou que fazer sempre á mais daquilo que era obrigatório fosse a chave do sucesso e vê todos os seus diplomas, cursos e especializações sendo tratados como irrelevâncias, como pequenos exageros desnecessários que inclusive deixam seu chefe incomodado, pois o colocam numa posição de quem teria que retribuir, é como se ele dissesse: "Pare de fazer tanto, pois não estou disposto a te promover muito menos aumentar seu salário, então não disperdice seu esforço, pois me sinto meio embaraçado com você me cobrando mais."

Simplesmente não faz sentido, tudo o que você sabia sobre o mercado de trabalho parece desabar, todos os manuais, livros, vídeos e inclusive sua experiência em trabalhos passados lhe ensinaram que dedicação era a chave do sucesso. E é aí que depois de muito conversar com muitos outros profissionais, você descobre uma coisa. O problema não é você, os valores do mercado de trabalho não se inverteram do dia pra noite, o problema é que a empresa na qual você está trabalhando simplesmente não tem dinheiro para te pagar mais, ela simplesmente não tem estrutura para te dar uma diretoria com escritório próprio. É uma empresa pequena demais.

Por um lado você fica desapontado, pois gostava da empresa, a localização era boa, o horário era razoável e o convívio com as pessas lá era bem tranquilo, até o chefe não dava muito trabalho. Mas você simplesmente não consegue ver toda sua especialização e dedicação simplesmente sendo chutados, é demais para você, afinal, trabalhar nisso virou parte da sua vida, é parte de quem você é como pessoa e não há como ignorar essa apatia. Depois de muito pensar, você vê que não vale a pena, por mais que seja prazeroso trabalhar naquele lugar, você tem contas a pagar e sabe que seus dilomas e especializações valem mais que aquilo. Um pouco á contragosto você pede demissão.

Infelizmente toda a sua dedicação teve um preço, a imagem do bom profissional está ligada á você e isso faz com que você tenha que filtrar as empresas nas quais você entra, pois sabe que não fez cursos pra nada, sabe a quantidade de pessoas por aí que não fazem metade do que você faz trabalhando alegremente e ganhando dinheiro e reconhecimento. Sabe inclusive dos profissionais desonestos que dão golpe em empresas e escondem seu histórico, você sabe que é um em mil, e já não consegue mais trabalhar se seu chefe não ver isso também. Você percebe que tem que ir para uma empresa que entenda de golpes, que entenda de maus profissionais, que saiba o valor que uma pessoa treinada e competente como você tem, não ha futuro para você em lugares que não se importam com a qualidade dos serviços prestados.

Sua empresa é aquela que está disposta a te pagar aquilo que você sabe que merece receber, é aquela que sabe que bons profissionais custam dinheiro e fazem parte do investimento da empresa, sua empresa tem que ter a experiência que você teve em campo para enxergar tudo isso de antemão e corresponder a dedicação que você tem aquilo que faz. Por um momento você até pensa se nao seria mais simples não ter se especializado, que seria tudo mais fácil se você não fosse nada mais do que um trabalhador comum sem nenhum diferencial.

Mas então você se lembra que isso não importa, porque agora você é o que é, e não há como esquecer o que você aprendeu, não há como diminuir sua competência deliberadamente, não há como alguém simplesmente pedir para você se dedicar menos, para trabalhar menos horas, ou fazer menos serviço. Não há mais como esquecer os cursos de capacitação que você fez e se tornar um profissional "mais barato".

O jeito é achar uma empresa que precise de um profissional como você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário