Procurando algo específico?

quinta-feira, 29 de abril de 2010

O fim da religião

Há muitos e muitos anos atras, o ser humano primitivo explicava tudo através de deuses e de fenômenos sobrenaturais. As chuvas, a lua, o sol, a morte, o nascimento, as guerras, tudo era causado por forças místicas e haviam deuses e entidades envolvidos em todos os fenômenos existentes. Esses deuses tinham vontade própria e sentimentos humanos, uns eram furiosos, outros eram brincalhões, e alguns eram bondosos.

Com o tempo, o homem foi aprimorando seus conhecimentos e começou a perceber que nem tudo era causado pelo mundo sobrenatural, começou a ver que sol é uma estrela, que as colheitas variam de acordo com a fertilidade do solo e que bebês nascem por causas totalmente banais. A medida que o conhecimento científico do mundo avançava, os deuses iam se tornando desnecessários.

Aos poucos, os deuses foram perdendo o espaço. Pouco a pouco, a ciência foi evoluindo e aquilo que estava além dela foi se encolhendo cada vez mais nas lacunas deixadas pelo conhecimento científico. Um a um eles iam sendo esquecidos, deixados de lado por sua inutilidade.

A grande maioria da população mundial foi subtraindo deuses até ficar com um só, e pela tendência da história da humanidade, futuramente esse último também será inútil e desaparecerá como os outros, pois a ciência não para de avançar, Deus está ficando sem ter o que fazer. Agora, ele só é invocado para resolver meia dúzia de questões sem explicação.

Alguns mistérios sobre origens do universo, curas milagrosas e evolução das espécies são as poucas armas que foram deixadas nas mãos dos teólogos. Armas que não são nada mais do que as brechas deixadas pela ciência, buracos no conhecimento científico que serão descobertos com uma questão de tempo. Como já dizia Richard Dawkins, a adoração das lacunas é o esporte preferido dos religiosos, pois a religião floresce nas lacunas da ciência.

Na idade média, o número de possessões e exorcismos era enorme, foi só o nosso conhecimento sobre psicologia e medicina avançar um pouquinho que os demônios praticamente sumiram e deram lugar á epilepsia e outras doenças mentais. Esse processo vem se repetindo cada vez mais. A religião de hoje não explica nada, é só uma alternativa, uma teoria a mais para se tentar explicar aquilo que a ciência ainda não explicou.

Antigamente, períodos de seca significavam ira dos Deuses. Mas foi só adquirir conhecimento meteorológico e geológico para saber que o funcionamento do planeta pode ser previsto por uma rede de causas e consequências.

Foi assim desde o início da história da humanidade: quanto mais a ciência avançava, mais a religião ia perdendo força. E esse processo não parou, muto pelo contrário. Ele está mais rápido que nunca, cientistas já conseguiram inúmeras proezas que estão cada vez mais frequentes. O dia em que a evolução, a origem do universo e a consciência humana forem explicados, Deus ficará sem ter onde se esconder. Não haverão mais lacunas no conhecimento científico. Não existirá mais uma segunda teoria, ou segunda alternativa religiosa para se explicar um fenômeno. A ciência terá atingido seu ápice e a existência humana terá sido analizada até seu âmago.

Não acho que estarei vivo quando este dia chegar, mas ele chegará. Mais cedo ou mais tarde a fisica quântica, a astronomia e a física irão estar desenvolvidas bem o suficiente para explicar o universo por inteiro. Neste dia, a inutilidade da religião para explicar fenômenos da vida será evidenciada, e os religiosos poderão apenas dizer que Deus se aposentou e foi para um outro universo.

2 comentários:

  1. Ta desculpada...
    ahhahahah zoa!

    Essa é uma daquelas opiniões que eu não menciono nas conversas, reservo para os textos do blog geralmente.^_^

    ResponderExcluir