Procurando algo específico?

segunda-feira, 26 de abril de 2010

O vazio do "Tao"

Todos já viram o símbolo do Yin e Yang, mas geralmente só enxergam o conceito de "equilíbrio entre opostos" que ele traz. O Taoísmo tem uma filosofia extremamente profunda e eu ainda não conheço ela por completo, mas andei lendo livros sobre o assunto e descobri um outro conceito de Taoísmo que não era tão famoso quanto o e de equilíbrio.

O conceito do vazio.

Um vaso pode ser feito de barro, mas é no vazio de seu interior que está sua utilidade.

Uma casa pode ser feita da mais refinada pedra, mas é no vazio de seu interior que está sua utilidade.

Um pote vazio é muito mais fácil de carregar do que um pote cheio.

A maior parte do universo está vazio.

Essas são algumas das frases que resumem o conceito de forma abstrata, o vazio do tao é a ausência, o não-ser, o não-sentir, a neutralidade. Você não deve ser egoísta, nem altruísta, nem bom nem mau, apenas neutro. Você deve estar acima dos conceitos.

Tudo na vida é feito de comparação entre opostos: você sabe o que é leve porque sabe o que é pesado. Você sabe o que é bonito porque já viu algo feio, você sabe o que é se sentir bem porque se sentiu mal. Nessa comparação, o contraste entre os opostos vai ditar nossa oscilação sentimental, se você está carregando algo muito pesado e depois carrega algo leve, a diferença de pesos será o tamanho do seu alívio. O oposto também acontece: se você leu um livro muito interessante e logo depois leu um livro ruim, a diferença entre os dois livros será igual a sua decepção para com o segundo livro.

Por isso, para o Tao, não se cultiva nem sentimentos bons, nem ruins, pois ambos são perigosos, ambos criam contrastes desnecessários. Se uma pessoa que você odeia fala mal de você, você sente repulsa. Se uma pessoa que você gosta muito fala mal de você, você sente decepção. Mas se você é totalmente indiferente á pessoa, não será afetado. Ou seja, apenas aquele que é neutro e indiferente é superior. Nem aqueles que cultivam a positividade estão tão equilibrados quanto o neutro, pois eles sofrerão os efeitos do contraste.

E ser neutro é ser vazio. Não ter tendencias, opiniões, sentimentos ou apegos. Aquele que é vazio é mais leve, maleável, flexível e adaptável.

Não sofrerá contrastes pois está no ponto de equilíbrio,

Não sofrerá por perdas pois não considera nada como sendo seu

Não sente repulsa nem admiração

Não nutri ódio nem paixão

É vazio.

Acho humanamente impossível atingir este estado de neutralidade, mas é um bom foco para aprimoramento pessoal. Fica aí, a reflexão.

3 comentários:

  1. esse povo que nem sabe interpretar ¬¬"
    aheuhaeuhaeuaeh eu que o diga neh choco? *lembra do post do homem perfeito, vic indignada*
    hauehaeuhaeuhae =x~~
    Acho que com isso você se torna uma pessoa que não se atinge facil!... mas para mim, ao mesmo tempo... tentando ser assim, você se poupa de sentimentos/acontecimentos que serviriam para o aprendizado... fazendo a vida perder um pouco da sua característica, a sensibilidade sacas? ;3

    Mas adorei o post! Mui mui interessante!

    ps: primeira vez que comento aqui e nao no msn contigo ;P

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião esse é o tipo de filosofia para pessoas muito evoluídas, que já não precisam de aprendizados como de sentimentos e boas sensações, pois estão a cima disso.
    Muito interessante, parabéns pelo excelente texto.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito deste blog! Já estudei alguma coisa sobre o Tao. É fascinante e ao mesmo tempo algo que me parece perigoso para a maioria de nós ocidentais. A santidade do tao se aproxima muito da loucura em saúde mental, porque é o fim da identificação, logo, o fim da identidade. Gostaria de saber como atingir este estado, mas infelizmente não há caminhos para o Tao, exatamente por ele ser o "desconhecido".
    Se possível visite também meu blog. Tem temas semelhantes:
    http://olemadoparadoxo.blogspot.com.br/2013_08_01_archive.html

    ResponderExcluir