Procurando algo específico?

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Dilemas da paixão XI


Relacionamentos são apenas uma das muitas maneiras pelas quais o ser humano busca validação. Nossa auto-imagem e nosso ego são sustentadas por vigas que podem variar de pessoas para pessoas, uns encontram sua validação na vida profissional, outros na vida acadêmica. As prioridades e pesos de cada um destes fatores é extremamente relativa e varia muito de pessoa para pessoa, mas uma regra é certa: quanto maior a viga, mais peso ela sustenta.
Se sua auto-imagem esta ligada ao seu desempenho acadêmico, notas baixas vão afetar seu humor muito mais facilmente do que afetariam outras pessoas, se seu ego depende do quão bem você desempenha uma certa tarefa, falhar nesta tarefa indicará subjetivamente que você falhou como pessoa.

Pois bem. Sabemos que as pessoas são diferentes, tem visões diferentes e prioridades diferentes para sustentar seus egos e manter a auti-imagem, e divergência significa diversidade, é bom as pessoas quererem coisas diferentes, é isso que faz o mundo ser rico em experiências. Porém, relacionamentos são complicadas vias de mão dupla, se você tira notas baixas e se sente mal por isso, pense no quão complicado seria se você tivesse de se preocupar com os sentimentos das notas?

E em relacionamentos é exatamente assim. Ego e auto imagem estarão expostos aos altos e baixos do relacionamento na mesma proporção em que este é importante para você, e isso já foi falado em pelo menos dois ou três dilemas da paixão anteriores. Não importa muito (emocionalmente falando), a atenção que você dá á atividades que não tem como sentir nada de volta, você vai ter uma equação simples a seguir onde o tempo gasto com a atividade é diretamente proporcional aos resultados obtidos nela.
Mas em relacionamentos a equação se complica, outras variáveis emtram em campo e todas elas dependem de uma coisa só, o tamanho da prioridade que a outra pessoa dá a relacionamentos. Isso vai determinar esforço, paciência, disposição e compreensão disponíveis para se levar o relacionamento adiante.

Ou seja, a diferença do tamanho da prioridade dada a um relacionamento pelas pessoas que nele estão vai afetar o relacionamento de maneira onipresente, quanto maior a diferença mais fortes serão seus efeitos. Toda e qualquer atitude tomada, palavra dita e pensamento cultuvado vai trazer consigo uma marca fácilmente perceptível: o quanto você se importa. E quando a balança pende para um lado, o outro, por consequência, sente os efeitos.

E é aí que começa o maior dos dilemas da paixão, aquele que responderá todas as perguntas e que resolverá todos os outros dilemas. A questão definitiva que encerra por completo todas as outras questões. A variável que decidirá o resultado da equação toda. No final das contas todos os outros dilemas se remetem a esse, no fundo no fundo, todos os fatores do relacionamento podem ser respondidos se você conseguir responder este.

De que lado da balança você está?

Nenhum comentário:

Postar um comentário