Procurando algo específico?

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Os cinco estágios


Dizem que a aceitação de uma verdade passa por cinco estágios diferentes, cada um possuindo uma característica própria, sempre vindo na mesma ordem. Quando um problema que não pode ser resolvido, um dilema sem saída ou simplesmente uma verdade que não condiz com nossa moral, ética ou expectativas aparece, esses cinco estágios são vivenciados pelas pessoas. São eles:

1. Negação: Á princípio não queremos enxergar o problema, desviamos o olhar e nos negamos á reconhecer sua existência, mentimos para nós mesmos dizendo qeu está tudo certo, tentamos maquiar a verdade e escondê-la no fundo da mente para ver se ali ela não incomoda ninguém. Distorcemos nosso ponto de vista de forma á tentar nos adaptar á ela. Muitas pessoas vivem em negação, mas as que saem dela, logo vão para:

2.Raiva: Ao perceber que maquiar a verdade não vai dar certo, você se enfurece. Percebe o quão inconveniente é aquela situação, o quão ridícula foi sua tentativa de ignorá-la e começa sentir ódio pelo fato de que você não está encontrando nenhuma solução, chegando até a pensar que praguejar e reclamar são coisas que vão fazer você se sentir melhor, você simplesmente evidencia o problema mais ainda, enfatizando o quão infeliz você está com ele. Tem gente qeu para por aí, os eternos reclamões, mas tem gente que passa para a:

3.Barganha: Quando a raiva passa, você começa a se preocupar com o problema de tal maneira que tenta fazer de tudo para resolvê-lo, qualquer medida desesperada será tomada nesse estágio, pois você estará aceitando o fato de que não pode bater de frente com o problema. A verdade inconveniente vai aos poucos ganhando espaço o suficiente para você começar a sacrificar mais do que você estaria disposto só para não ter de encará-la. Esse é o estágio da auto-humilhação, aquele que suas fraquezas serão reveladas pelas suas tentativas de escondê-las. Não é possível ficar nesse estágio por muito tempo, ou a pessoa regride para a raiva, ou avança para a:

4. Depressão: Você desiste de lutar e de barganhar e se vê derrotado. A verdade, por mais dura que seja, é imutável. O problema, apesar de ser aborrecedor, está além da sua alçada. Você se entristece porque tentou de tudo, fez de tudo e nada adiantou, você se vê num beco sem saída onde só lhe resta lamentar e chorar sua imotência diante de uma situação injusta. E você pagaria qualquer preço, mas a solução não está a venda, não há fuga e nem atalhos. Tudo o que você pode fazer é chorar seu infortúnio. Mas depois de muito chorar, alguams pessoas acabam chegando finalmente á...

5. Aceitação: O que não tem solução, solucionado está! Já que você não pode fazer nada a respeito, o melhor a fazer é seguir sua vida e se acostumar. Depois de derramar lágrimas e mais lágrimas você finalmente cansa de chorar e começa a se acostumar com a verdade, você começa a relmente se sentir menos incomodado com ela. O problema vai perdendo importância até que vira um mero coadjuvante na sua vida. Você se levanta e anda normalmente com ele ali jogado no plano de fundo. A aceitação é o estágio da paz, a parte onde você finalmente entra em harimonia com aquilo que não tem poder para mudar ou destruir, aceitar é evoluir, é se tornar mais flexível e livre, é dar um fim ao stress e á uma luta por uma causa perdida.

Depois que se sai do estágio 1 é impossível voltar para ele novamente, a pessoa pode até tentar mas vai passar novamente para o 2 numa questão de tempo. A maioria dos ciclos viciosos são feitos nos estãgios 2-3, normalmente o 4 é estacionário. Mas o 5 dita o fim do sofrimento, é ele que põe fim á dor, pois o primeiro passo para vivermos com as pessoas é aceitá-las como elas são.

Nenhum comentário:

Postar um comentário