Procurando algo específico?

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Humildade


Como já diziam grandes pensadores, a vitória é perigosa, ela infla o ego e nos ilude em relação aos nossos defeitos. Situações de prosperidade, calmaria e controle não nos fazem aprender nada sobre quem realmente somos ou o que realmente temos que fazer.
É na adversidade que nos tornamos fortes, são nos momentos difíceis que nossas virtudes serão testadas, e humildade é uma delas.

Quando se está no controle da situação, quando não se tem medo de perder, quando não há obstáculos fazendo frente á sua força de vontade, não há porque ser humilde. Não há porque ser solícito e sacrificar nada se você não tem nada há perder (ou acha que não tem). A segurança geralmente traz consigo a arrogância da inflexibilidade, ela nos faz esquecer o quanto as outras pessoas são vitais para nossa existência e deviam nosso olhar para o fator mais importante na nossa relação com elas: sua validação.

Porém, quando seu ego está sob ataque, quando a insegurança e o medo começam a minar as colunas que sustentam sua auto imagem, você tem a oportunidade de ter uma enriquecedora reflexão. Em primeiro lugar, o medo nos faz valorizar melhor as coisas, principalmente o medo de perder. Em segundo lugar, a insegurança tira sua arrogância e soberba do pedestal onde elas se colocam e te força a olhar com humildade para suas próprias necessidades e as necessidades alheias.

Humildade é saber, com convicção, que suas necessidades não são mais importantes do que as de ninguém. E quando você tem percepção o suficiente para perceber as necessidades dos outros, sua humildade fará de você uma pessoa melhor, pois é nela que você vai pensar quando for fazer escolhas, quando for criar laços, quando for interagir. Ser humilde e não ser ser solícito é impossível na prática, pois humildade leva você á postura de abnegação.

Outra grande vantagem de assimilar humildade em sua visão de mundo é o aumento na sensação de gratidão. A lógica do pensamento é mais ou menos assim: "Você não se considera essa coca-cola toda, você é só um ser humano quanto qualquer um, logo, quando alguém te trata como se você fosse especial, você sai lucrando."
É uma equação simples, as pessoas facilmente superam suas expectativas se você mantém suas expectativas baixas, á princípio isso parece pessimismo, mas uma coisa está invariavelmente ligada a outra dependendo do seu ponto de vista.
A gratidão não vem com segurança, o seguro normalmente não é grato pelas pequenas coisas que contribuem para seu estado de segurança. A gratidão floresce no momento em que você recebe algo que faltou durante muito tempo, ela é desenvolvida depois de períodos de escassez. Você só não é grato pelo arroz e feijão que come todo dia porque eles sempre estiveram lá.

Então, como uma pessoa que não passou por privações pode ser grata? Como uma pessoa que está no controle de uma situação pode ser humilde? Como alguém que não precisa mover um dedo para conseguir satisfação pessoal pode ser solícita?

Normalmente não pode. É raro assimilar palavras, discursos. Normalmente as pessoas assimilam experiências, momentos, sentimentos. Humildade é a virtude dos que foram para o campo de batalha e perderam, é a qualidade dos que um dia se julgaram fortes, mas se viram fracos diantes de algo maior que eles, é a característica daqueles que foram privados daquilo que antes estava presente em suas vidas com abundância, ela só vem nos momentos em que você olha a vida de baixo para cima, ela só está presente quando nada mais está,

Ela é a cicatriz dos tempos difíceis, que te lembra que você não é invencível, você não é imortal nem é totalmente autônomo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário