Procurando algo específico?

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Identidade

Quem sou eu?

Até que ponto minhas idéias são minhas? Meus medos são meus? Meus gostos e desgostos são meus?

Quanto daquilo que sou hoje floresceu de dentro para fora por pré-disposição biológica ou herança genética? E quanto foi absorvido pelo mundo exterior?

Seria minha pele a linha que divide o "eu" do "outro"? Ou sera que minha identidade vai mais além, perpassando meus amigos, minha família e aquelas que amei? O que me define como pessoa?

Será que sou uma cópia de meus progenitores, apenas com algumas adaptações trazidas com os tempos modernos?

Ou sou um produto original de um meio único e experiências únicas?

Porque será que muitas vezes me enxergo como sendo tão distinto daqueles que cresceram ao meu lado? Nosso meio não deveria nos ter moldado da mesma maneira? Será que as pequenas divergências de criação fizeram tanta diferença assim? Ou será que há alguma coisa impressa nos nossos genes que nos torna diferentes?

Por que será que por vezes me pego me definindo não por aquilo que sou, mas por aquilo que não sou? Aliás, definir-me não como possuidor de certas qualidades mas como uma pessoa a quem faltam outras já não é um sinal de quem sou eu?

Sei o que me move, sei o que me alimenta, o que me faz levantar todos os dias e querer viver. Sei o que alimenta meus sonhos e me dá forças em horas de dificuldade, já conheço os ganchos onde penduro minhas esperanças e também meus medos. Sei quais os tipos de pensamentos que me fazem sorrir olhando para o nada que me inspiram a escrever textos e fazer desenhos. Muitas vezes me defino a partir do meu combustível, mas será que isso é tudo que sou?

Será que aqueles que me criaram são os melhores habilitados para responder essa pergunta?
Ou será que só um especialista em psicologia poderia, seguindo uma certa metologia, fazer testes e análises que revelariam a resposta? Será essa pergunta respondida por uma pessoa que me ame, ou por mim mesmo?

Aliás, será que essa pergunta tem resposta?

E se tem ou não...

...isso realmente importa?


Nenhum comentário:

Postar um comentário