Procurando algo específico?

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Metáforas XV


Já estudou economia?

O mundo hoje funciona da seguinte maneira: a relação entre a oferta e a demanda por um produto vão determinar seu preço. Quanto mais abundante é um bem, mas barato ele é. Quanto maior a demanda por ele, mais caro ele é. Resumindo muito porcamente, a economia funciona com base nisso (e em uma outra meia dúzia de regras irrelevantes para o post).

Pois bem, vamos imaginar que você tem um produto e quer vendê-lo, você estabelece um preço e abre seu negócio. As pessoas gostam, e você começa a ganhar dinheiro, até aí tudo bem. Mas aí você descobre uma fonte secreta da matéria prima do seu produto, uma reserva natural intocada pelo homem que é só sua, com material o suficiente para fabricar seu produto até o fim da vida. Você começa a se aproveitar dela e produz em grande escala, revende para que outras pessoas espalhem seu produto e logo todos estão comprando de você direta ou indiretamente.

Mas então você nota um problema, o número de pessoas que tem seu produto é alto demais. Ele agora é comum demais, logo ele não tem nenhum diferencial, nenhum atrativo para o mercado, pois ele existe em abundânica. Apesar de lucrar bem com ele, você percebe que ele não é valorizado como deveria ser, que as pessoas não olham o seu produto com os mesmos olhos que você, não sabem o tempo que você passou para inventá-lo, do empenho e prazer que você tem em inspecionar cada etapa da produção para garantir a qualidade. Seu produto é desvalorizado por ser abundante.

No mundo da economia escasses é a chave. O mundo hoje trabalha em cima do conceito de escasses, não pode haver o suficiente para todo mundo, pois senão não há lucro para as empresas. A roda da economia gira porque você não tem o que quer, pois se tivesse, por que se daria o trabalho de comprar? Logo você pode até gostar muito do seu produto, mas se quer ver ele valorizado, vai ter que aumentar o preço, elitizá-lo e restringir o publico alvo, pois se não você terá que conviver eternamente com o amargo gosto da desilusão. Você verá que produtos piores são infinatemente mais valorizados só porque tem estratégias de marketing melhores que as suas.

O que fazer? Ir contra todas as leis da economia e usar sua fonte mágica mesmo assim, convivendo com o fato de que abundância sempre estará acompanhada de desvalorização? Ou secar a fonte e fingir que ela nunca existiu, contratar um bom marketeiro e convencer as pessoas através da propaganda de que o seu é o melhor e pronto? A sensação altruística de se ver produzinhdo tanto quanto é você é capaz de produzir e ver seus consumidores SEMPRE providos vale o preço de acomodá-los com a idéia de que seu produto nunca vai faltar?

Ou se há uma terceira opção, se há um equilíbrio, qual seria? Como regular a fonte mágica, equilibrar oferta e demanda de maneira á ter um bom lucro e manter um bom preço, em ter um produto acessível e ter um produto valorizado? Como satisfazer á você e ao seu cliente ao mesmo tempo?

Caso descubra, me conte, pra gente ficar rico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário