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sábado, 19 de novembro de 2011

Metáfora XVI


Todos os produtos tem em si um valor embutido. Um valor que possui muitas variáveis, como por exemplo, o custo de fabriação, manutenção, etc. Esses valores costumam ser razoavelmente fácies de se deduzir, se você gasta um valor X para fabricar o produto, deverá vendê-lo por X+Y, onde Y é o seu lucro. Por mais que isso seja uma simplificação tosca, é mais ou menos assim que funciona.

Mas o valor de um produto não é só determinado pelos custos fixos dele. Ele também é fortemente influenciado pela idéia que as pessoas tem dele. Quando você compra um terno da Hugo Boss de 5.000 reais, pode ter certeza de que 4.500 estão sendo gastos na etiqueta onde está escrita a marca, os outros 500 são o valor do terno. O valor da MARCA é o que importa no final das contas.

A idéia que as pessoas tem sobre o valor de um produto influencia seu valor real, o custo de produção chega a ser uma influência pequena quando levamos isso em conta. Se as pessoas estão dispostas a pagar caro, o produto será caro. Ponto final. Logo, sua disponibilidade no mercado vai entrar como uma sub-variável no valor, pois se todos querem o produto, mas ele é caro, apenas a elite pode tê-lo, e nada é melhor para um produto do que ser elitizado, pois ele vira sinônimo de poder e status.

Enquanto as pessoas não considerarem o produto valioso, ele não o será. Mas como fazer para que as pessoas considerem o produto valioso? Bem, elas tem que saber de todos os pontos positivos dele, precisam saber por que ele é especial e por que deveriam comprá-lo. As pessoas precisam conhecer a marca e saber o que ela implica: conforto? confiabilidade? qualidade? Quais são os valores atribuídos ao produto? O que ele representa? Elas precisam saber os diferenciais do produto para se sentirem impelidas a comprá-lo. Só assim ele será valorizado.

É aí que entra a propaganda. O produto não pode apenas SER, ele tem que PARECER SER O QUE É. Ele tem que transbordar todos os seus diferenciais, tem que mostrar todas as qualidades que só ele tem, não adianta nada o produto ser feito de um material bom, se ele não é brilhante e com um design atraente. Qualidade omissa é qualidade inútil. Ninguém vai valorizar o que não vê. Logo, propaganda é a alma do negócio. Tudo aquilo que o produto é, representa e pode proporcionar tem de chegar aos olhos e ouvidos do consumidor através de propaganda bem feita.

Mas o mercado é competitivo. E existe também a propaganda enganosa. Logo, muito produtos estão sendo desvalorizados apenas porque não tem uma boa propaganda, enquanto produtos de qulidade duvidosa são objeto de desejo de mares de consumidores, apenas porque são bem trabalhados exteriormente. Infelizmente essa é uma característica do mercado. Um produto bom sem boa propaganda tem chances muito pequenas de sucesso, o produto bom que tem boa propaganda se esgota rápido e não passa muito tempo nas prateleiras. O produto mal com a boa propaganda é comprado diversas vezes, e mesmo com reclamações e devoluções, ele continua a render lucros. Sobra no mercado apenas os restos, aquilo que ninguém quis, e com a lei de oferta e demanda atuando, os preços dos restantes caem.

Qual é a qualidade do seu produto? E o mais importante: como está o valor do seu produto no mercado?

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