Procurando algo específico?

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Solução



Nunca fui muito fã de vitimização, não só porque ela foi muito onipresente na minha adolescência, mas também porque sempre achei que o papel de vítima tira muito do poder que a pessoa tem sobre si mesma.

Eu costumava ouvir da minha mãe: "Decepção é culpa do decepcionado, foi ele que esperou demais de quem podia dar pouco." E sempre tratei isso como verdade. Não sei como a maioria das pessoas é em relação á isso mas tento sempre ver qual foi a minha parte nas disfunções sociais que por vezes afetam meu relacionamento com as pessoas. Sempre me perguntava a mesma pergunta: "o que foi que eu fiz de errado?" Antes de me ver como vítima dos erros alheios.

Mas flexibilidade, solicitude e compreensão, quando cultivados apenas para auto-aperfeiçoamento são facas de dois gumes, pois podem acabar sobrecarregando a pessoa. Mas então eu percebi que talvez estivesse cultivando as virtudes certas pelas razões erradas, e perecbi isso no dia em que estava conversando com um homem muito sábio, ele, descrevendo situações que vivera há anos atrás, me repetiu um conselho que mudara sua vida: "As pessoas não querem problemas, querem solução."

Uma frase tão simples, porém tão poderosa. Percebi que enxergar as coisas desse jeito não só acrescentava uma certa positividade á minha pessoa como também iria mudar a maneira como eu vejo meus próprios problemas. Hora, se eu fosse aquele que aumenta o nível de energia das pessoas, aquele que é facilmente animado e que fala de coisas boas, divertidas e engraçadas, a tandência seria receber isso de volta das pessoas, isso é muito mais eficiente do que simplesmente sofrer em silêncio tentando sempre carregar o máximo de peso alheio para evitar desentendimentos.

As pessoas não querem problemas, querem solução.

Tente não ser aquele que diz: não tô afim. Tente não ser aquele que diminui o nível de energia do grupo, tente não ser aquela pessoa que afunda outras em relacionamentos, tente não atrasar ninguém, tente não ser um peso para ninguém. As pessoas não gostam de fardos, elas já tem problemas suficientes na vida delas.

Faça de tudo para ser positivo, não negue favores que não vão te prejudicar, não seja preguiçoso nem preconceituoso com nenhuma situação ou pessoa. Seja aquele indivíduo com quem as pessoas gostam de conversar, faça de tudo para ser aquela pessoa de quem eles vão se lembrar. Caso faça isso, tenho certeza de que, na hora em que for sua vez de receber um pouco de atenção, um ombro amigo ou fazer um desabafo, haverá uma lista maior de pessoas prontas para te ouvir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário